ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-camisa-ciclismo-gamaia-esportes

Camisas de ciclismo melhoram o desempenho nas pedaladas

Atualizado em 12/08/2015

Todo esporte investe bastante em uma tecnologia própria de vestuário. Já reparou nas roupas de corrida, de ginástica, e nos maiôs de natação? Pois no ciclismo também temos muita tecnologia envolvida na confecção das roupas. As camisas de ciclismo chamam bastante atenção por seus modelos coloridos, justos, com bolsos.

Então decidi mostrar hoje como nada é por acaso, e vamos ver como as camisas de ciclismo melhoram o desempenho nas pedaladas.

camisas de ciclismo

Na minha opinião as camisas de ciclismo são indispensáveis para os treinos de bike. Seja no ciclismo de estrada ou no mountain bike. Muitas vezes eu utilizo até no cicloturismo, pois separo duas camisas de ciclismo para pedalar e não sujo as outras roupas que escolho para passear pelas cidades que estou visitando durante as viagens.

Essa preferência acontece porque as camisas de ciclismo tem muitos detalhes que fazem delas a melhor escolha para as pedaladas. Confira abaixo como as suas características ajudam a melhorar o desempenho dos ciclistas.

Características das camisas de ciclismo

Bolsos: as camisas podem vir com um, dois ou até três bolsos na parte traseira. Os bolsos são costuras que criam divisões e ficam abertos, para que o ciclista possa pegar seus objetos sem precisar parar de pedalar. Geralmente eu levo gel de carboidratos, barras de cereal, ferramentas, documentos, etc. A principal vantagem é que os bolsos são profundos, e com isso você pode guardar muita coisa sem o perigo de cair. Muito prático!

Ventilação: outro fator importante. As camisas de ciclismo vem com zíperes (alguns menores, outros maiores) para que o ciclista controle a ventilação. Quando está frio ou quando a temperatura do corpo do ciclista está confortável, ele pode manter o zíper todo fechado, o que é melhor para a aerodinâmica. Mas, se a temperatura aumenta, o zíper pode ser regulado e o ar entra dentro da camisa, ventilando melhor o ciclista.

Aerodinâmica: para diminuir os efeitos da resistência do vento durante a pedalada, as camisas de ciclismo são bem justas. Geralmente possuem elásticos na parte de baixo e nas mangas, para evitar que fiquem soltas durante a pedalada.

Material: geralmente são feitas em material sintético, variando as composições de materiais como a Lycra, Poliamida, Poliéster, etc. Esses tecidos secam rapidamente no caso de chuva, evaporam o suor mais rapidamente. Ideal pra atividades como o ciclismo.

Modelos: podem ser em manga curta , 3/4 ou comprida, geralmente em cores vivas. Isso é outro fator importante, pois o ciclista deve ser visto, chamar atenção, seja na estrada, na trilha ou no trânsito. Variam também a largura e profundidade dos bolsos, e o tamanho de abertura dos zíperes (desde abertura pequena até zíperes em toda a extensão da camisa).

Onde comprar suas camisas de ciclismo

Muito legal não é mesmo? Agora você sabe toda a tecnologia e funcionalidade que estão por trás das camisas de ciclismo que utilizamos. Os modelos que você viu aqui no post e muitos outros você pode encontrar nos bike shops da sua cidade.

Se quiser comprar também na internet, vai encontrar uma variedade bem grande nos sites abaixo:

Preços de camisa de ciclismo na Netshoes

Preços de camisa de ciclismo na Centauro

Vale a pena conferir!

E você? Já experimentou pedalar com camisas próprias para ciclismo? Conte pra gente a sua experiência!




There are 5 comments

Add yours
  1. Wesley Amorim

    Iniciando no pedal e ávido por informações, que encontrei em quantidade e qualidade por aqui!

    Me espanto (mas não deveria) com os preços de tudo que se refere a bikes…mas quem é brasileiro sabe que as coisas são assim.

    Valeu!!

  2. André Schetino

    Muito obrigado por sua mensagem Wesley!
    Frequentemente lançamos textos com dicas para pedalar, de iniciantes até quem já começou a treinar forte. Apareça sempre.
    Um grande abraço e boas pedaladas!

  3. Fabiano

    Muito boas as dicas do site.
    Quanto aos custos achei normais, se formos ver correr pode sair mais caro (fora a bike é claro), e pra quem roda de moto por aí, os custos de vestuário e equipamentos de bike nao chegam nem perto.


Post a new comment