Cicloturismo: 1106km pelos Pampas Gaúchos

Foto: acervo pessoal Julio Cesar Araujo

Por Julio Cesar Araujo

Pampas Gaúchos: onde o frio aquece a alma e a distância aproxima os corações

Partimos numa manha fria de inverno e pedalamos , através do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina em uma travessia de bike pelas capitais do Mercosul. Saindo de Porto Alegre, giramos mais de 1100 km até Buenos Aires; Resolvemos refazer o trajeto que os gaúchos ancestrais faziam a pé de Porto Alegre até a Colonia del Sacramento no Uruguai, que era a maior causa de guerras e disputas entre as coroas de Portugal e Espanha na colonização do continente Sul Americano. A cidade finalmente se consolidou como território espanhol, com a troca definitiva deste território na época português, pelo então território dos Sete Povos das Missões, hoje no Rio Grande do Sul, depois das guerras jesuíticas, mas isto é outra historia.

Planejamos a viagem por alguns meses, compramos as bikes, e finalmente nos lançamos, meu irmão e eu à estrada. No primeiro dia, pedalada tranquila entre Porto Alegre e Camaquã. Pedalando sempre próximo às cidades, assim foi até Rio Grande. De lá, entramos no praticamente deserto que é a Reserva do Taim, são mais de 200 km até o Chui, fronteira com o Uruguai, onde a beleza enche os olhos, mas a solidão e o deserto nos fazem ter noção de quão pequenos somos. De carro é um pulinho, mas de bicicleta com mais de 35 kg de carga, são dois dias bem pedalados.

No segundo dia de deserto pegamos chuva fria e vento contra, manter 10km/h de média era uma dificuldade imensa, mas foi ai que pensei que nunca tinha estado tão perto de meu irmão e que aquele minuano cortante e a distância que nos encontrávamos de qualquer outra pessoa, me aquecia a alma e me aproximava mais ainda da minha família. Depois deste trecho quase deserto entramos no Uruguai, paisagens fantásticas, gente hospitaleira, a verdadeira expressão do Gaúcho pampeano. Estradas lindas, fortalezas onde se disputaram palmo a palmo o direito de governar estas terras, boa carne e muito pedal para literalmente cruzar boa parte deste pais até a fronteira com a Argentina. A capital Uruguaia é uma cidade linda, que mescla o moderno com a historia, souberam entrar no futuro sem esquecer seu passado de glorias.

Ainda no Uruguai, pernoitamos uma noite em Punta del Este, para mim, a ilha da fantasia de toda a viagem. Praias lindas e frias, gente bonita e muita grana pelas ruas. Lá se deu um fato engraçado da expedição: como chegamos à noite e não tivemos condições de achar um hotel com preço mais módico, ficamos hospedados em um dos hotéis bacanas da cidade, mas para não estourar o orçamento… jantamos bolacha recheada e coca cola. Mas na estrada tudo vale. Você pode ver uma lista de hotéis, pousadas e hostels em Punta del Este clicando aqui.

Cicloturismo nos Pampas Gaúchos.
Cicloturismo nos Pampas Gaúchos. Foto: acervo pessoal Julio Cesar Araujo

Depois de 11 dias de viagem chegamos a Colonia del Sacramento, como descrevi anteriormente, Colonia, é onde nasce o Rio Grande, pois era para la que os tropeiros do Brasil, vindos de SP, traziam mulas para comerciar com os argentinos e entre estas idas e vindas, muitos foram ficando pelos pagos Gaúchos e começaram a colonizar o RS. Caminhar em Colonia é andar nos alicerces da historia sul americana, em cada esquina parece que vamos ver tropas de soldados em prontidão para a guerra, ou algum velho fantasma em trajes de gala a entrar em alguma de suas casas centenárias.

De colonia, atravessamos de barco, ou melhor, Buque Bus, um enorme navio que faz a travessia de mais de três horas, cruzando o Rio da Prata do Uruguai até a Capital Argentina. Bom, e de Buenos Aires falar o que… encontro de culturas, noites boemias fantásticas e muita diversão.

Foram 12 dias de viagem pedalados, 1106 km rodados, um sonho realizado e a união de dois irmão mais afirmada do que nunca.

Só quem já percorreu uma grande distancia de bicicleta, sabe realmente o significado das “lonjuras” como se diz no pampa americano.

Nota do blog: Se você for pedalar por este roteiro, pode conferir uma lista de hotéis, pousadas e hostels com preços de diárias nos links abaixo.