Cicloturismo: de Barra Bonita a Aparecida (SP)

Foto: acervo pessoal Celso Alvaro Tozatto

Por Celso Alvaro Tozatto

Comecei a pedalar com 5 anos. Com 12 participei da minha primeira competição e aos 16, fui campeão paulista da segunda Taça São Paulo de Ciclismo. Com isso, consegui um emprego em uma grande empresa de Barra Bonita ( Usina da Barra S/A Açúcar e Álcool ) no ramo de autopeças, onde conheci meu amigo Plinio Chiaratto, hoje meu melhor amigo e companheiro, um verdadeiro irmão.

Depois de ficar sem pedalar por 16 anos, em 2005 conversando com Plinio, resolvemos voltar treinar e fazer uma viagem de ida e volta até a cidade de Aparecida, distante de nossa cidade 460 km. No total iríamos pedalar por volta de 920 km. Começamos a treinar nos dias de terça, quinta, sábado e domingo. Traçamos nossa meta, viajamos de carro para ver os locais de parada para pegar água, almoço e pousos.

de Barra Bonita a Aparecida (SP)

Em 21 de abril de 2006, uma quarta feira, saímos de Barra Bonita às 6.30 hs, pedalamos 100 km e almoçamos em São Pedro. À tarde pedalamos mais 85 km e chegamos em Americana onde dormimos. No outro dia, pedalamos mais 185 km atá a cidade de Jacarei onde dormimos. Na sexta, restavam 110 km até Aparecida, pedalando pela linda rodovia Carvalho Pinto e chegando em nosso destino por volta das 14.30 h.

Cicloturismo: de Barra Bonita a Aparecida (SP)
De Barra Bonita a Aparecida (SP). Foto: acervo pessoal Celso Alvaro Tozatto

Ficamos até domingo na casa da mãe, e saímos na segunda pedalando até Atibaia. Na terça pedalamos até São Pedro e na quarta chegamos em nossa cidade.

É incrível,  mas com dor no coração de ter acabado nossa primeira aventura. Chegamos bem, sem dor, com muita força ainda. Isso se repetiu mais duas vezes, então já fizemos essa viagem por 3 vezes. Agora queremos mudar um pouco e fazer por terra pelo Caminho da Fé. Ainda hoje, eu com 51 anos eu e o amigo Plinio com 50, participamos em nossa região da Copa São Paulo de ciclismo na categoria Master, ganhando ai alguns troféus e medalhas.

É isso ai, gosto muito de pedalar, venho trabalhar todo dia com uma bike elétrica, tenho speed e também pedalo nas trilhas com minha montam bike. Forte abraço e fiquem com Deus.

[Nota do blog:] Muitos ciclistas pedalam de vários lugares do Brasil com destino a Aparecida. Veja opções de hospedagem em Aparecida neste link