Cicloturismo na Estrada Real (relato – parte 4)

Bikes na rodoviária de São João Del Rei

Cicloturismo na Estrada Real

4º Dia de Viagem (de ônibus) – de São João Del Rei (MG) a Aparecida (SP)

Trecho São João Del Rei a Caxambu (MG)

Depois de 3 dias pedalando, podemos dizer que já acordamos cansados em São João del Rei. Não conseguimos ônibus pra sair da cidade na noite anterior (como queríamos), paramos de pedalar muito tarde na busca por um hotel e o jantar depois de tanta pedalada também não tinha sido dos melhores.

Tudo errado? Nada disso!

A viagem estava num clima ótimo, e já sabíamos que algumas eventualidades poderiam nos fazer replanejar, inclusive escolhendo o ônibus pra percorrer parte do caminho, pois tínhamos apenas 6 dias para pedalar. Decidimos pular o meio do caminho, pois queríamos terminar a viagem pedalando até Parati. O legal é que até no percurso de ônibus, nosso guia do caminho nos ajudou. Conferimos nele as cidades do caminho para decidir para onde pegaríamos ônibus, usamos as listas dos telefones das rodoviárias e empresas de ônibus para saber sobre os horários das saídas.

Depois disso, nosso caminho de ônibus estava decidido: sairíamos de São João Del Rei as 15:00hs e chegaríamos as 18:30 em Caxambu. À meia noite tomaríamos outro ônibus para Aparecida (SP), que ficava a 7km de Guaratinguetá, de onde continuaríamos a pedalada pelo guia.

Aproveitamos o pedaço de dia para descansar: passeamos pela cidade, levamos as bikes numa oficina para regulagens rápidas (vejam que sorte, meu pneu dianteiro furou e esvaziou enquanto dormíamos no hotel, e não precisei colar na estrada), compramos as passagens para Caxambu e almoçamos bem.

Montando as bicicletas no centro de São João Del Rei…
… e na rodoviária, aguardando o embarque para Caxambu

Trecho Caxambu(MG) a Aparecida(SP)

Descemos em Caxambu as 18:30 e o ônibus para Aparecida só sairia à meia-noite. O frio na cidade estava forte e a previsão era de baixar ainda mais!

Montamos as bikes e resolvemos no esquentar e “matar” o tempo no centro da cidade. Aproveitamos um palco montado onde aconteciam alguns shows e tomamos um caldo pra tentar espantar o frio, que estava espantando muita gente da festa.

No centro de Caxambu, esperando o caldo de feijão…
… e curtindo show da Lady Gaga Cover! Ah, a Marcha seria no dia seguinte.

Depois voltamos pra rodoviária e preparamos as bikes para embarcar no último ônibus do dia, rumo a cidade de Aparecida. Fiquei sabendo depois que as cidades da região tiveram recorde nas baixas temperaturas naquele dia (Caxambu esteve próximo de 0 graus!). Na rodoviária colocamos todos os agasalhos que tínhamos levado. Viajar a noite quentinho no ônibus seria um alívio.

As 4 da manhã chegávamos a Aparecida e o frio tinha dado uma melhorada. Estávamos iniciando nosso quinto dia de viagem. E finalmente, pedalando de novo…

4 da manhã em Aparecida: de volta aos pedais!