Conheça a modalidade Bike Trial

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Vencer obstáculos. Este é o principal objetivo do Bike Trial, modalidade do ciclismo  cujo objetivo é ultrapassar obstáculos físicos sem tocar os pés ou qualquer outra parte do corpo no chão. Feito em circuito, ganha quem completar a prova com o menor tempo e o menor número de faltas cometidas.

Os obstáculos podem ser naturais, como rios, troncos de árvores, areia, pedras etc, ou artificiais, sendo muito comum a utilização de pneus, caixotes, barris, carretéis e madeira, por exemplo, para circuitos organizados dentro de algum espaço fechado.

Para competir, o biker precisa de muita habilidade, equilíbrio, agilidade e coragem, além de precisar ter conhecimento da técnica do esporte. As provas, principalmente as realizadas em locais abertos, podem ser perigosas e um erro pode causar acidentes.

Até Onde Deu Pra Ir de Bicicleta - Bike Trial

Um pouco de história

O Bike Trial nasceu em meados da década de 1970, em Catalunha, na Espanha, sendo derivado do Motorcycle Trial, esporte de superação de obstáculos praticado com motocicletas. O esporte surgiu da iniciativa de crianças e jovens que, admirando os atletas competindo nas motos, improvisaram com suas bicicletas. Um modo de “imitar” o que os motociclistas faziam. A primeira bike desenvolvida para a modalidade Trial foi feita por Josep Figueras, em 1974, recebendo o nome de Figueras.

Em 1990, ciclistas de vários países se reuniram e organizaram o Bike Trial International Union (BIU), órgão responsável pelo esporte. O BIU ainda organiza diversas competições internacionais, que reúnem atletas de todo o mundo. Atualmente, existe outra organização do Bike trial, a União Ciclista Internacional (UCI), que é uma associação internacional das federações ciclísticas nacionais, sem fins lucrativos, e que também promove competições no mundo todo.

No Brasil, o Bike Trial teve como pioneiro o paulista Edu Capivara que, em 1986, participou de seu primeiro campeonato mundial, terminando em sexto lugar. Atualmente, no Brasil, o esporte tem um cenário de crescimento, possui cerca de 200 competidores da modalidade, uma parcela pequena no cenário mundial, devido à dificuldade da prática no país. Mesmo com essa dificuldade, o esporte aponta um crescimento ao longo dos anos. O órgão que define as regras e normas técnicas para a montagem das provas das competições brasileiras é o Biketrial Brasil Union (BBU), que presta contas ao BIU.

Categorias de competição

Normalmente, a modalidade Trial possui quatro categorias nas competições brasileiras: iniciante, que aceita bikers a partir dos nove anos de idade; Sênior, pilotos já com experiência em competições e com idade mínima de 19 anos; Pro, categoria de preparação para bikers que desejam ingressar na Elite, a partir dos 15 anos; e a categoria Elite, que agrega pilotos experientes e com vivência em inúmeras provas, aceitando bikers a partir de 16 anos de idade.

A bicicleta ideal

Para praticar o Bike Trial, a indicação é que as bikes tenham rodas de aro 20, 24 ou 26 polegadas. É necessário que sua bicicleta tenha ótimos freios, marcha reduzida e pneus macios. Além disso, a bicicleta precisa ser resistente para enfrentar os diversos obstáculos que podem aparecer para o ciclista. Confira mais informações em nosso post Especial Bicicletas – Bicicleta de Trial.

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