Dicas para pedalar: calibrando pneus de alta pressão

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Logo após ter comprado Tiffany (minha bicicleta roda fixa) me deparei com uma situação nova. Como calibrar pneus de alta pressão?

 

 

Os pneus finos que acompanham as bicicletas speed são de alta pressão. Os da minha bicicleta, por exemplo, pedem calibragem entre 100 e 130 PSi. Assim que meu pneu esvaziou um pouco, fui a um posto de gasolina (como sempre faço com Joelma, minha outra bicicleta), e para minha surpresa a bomba de calibragem possui a pressão máxima de 70 PSi.

A solução que encontrei foi comprar uma bomba de pé com manômetro. Perfeito! Eu comprei um modelo Air Supply da marca Giyo. Mas isso foi em no ano de 2012. Nesse link você pode ver alguns modelos de bombas com preços atualizados.

A bomba que comprei reconhece os dois tipos de bico (tradicional e mais fino, dos pneus speed) e com poucas “bombadas” o pneu já está cheio. O manômetro ajuda a deixar o pneu sempre na calibragem exata, e suporta até 160 PSI. Acho um ótimo investimento pra aumentar a vida útil dos pneus da sua bicicleta.

Bomba de pé com manômetro
Detalhe do manômetro: medida em BAR e em PSI

Ah! E uma dica importante: como saber a pressão de calibragem do pneu da sua bicicleta?

Cada modelo possui diferentes medidas. Então, basta você olhar na lateral do pneu, que possui as indicações específicas (veja na foto abaixo).

Indicação para calibragem no detalhe do pneu

Gosta de dicas para pedalar? Clique aqui e veja mais algumas.

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9 COMMENTS

  1. Ainda bem que você não conseguiu em um posto de gasolina. Porque é diferente 100 PSI depois de encher manualmente com esse seu aparelho do que se fosse no do posto. No do posto de gasolina 100 PSI deixa o pneu MUITO mais duro que é enchendo manualmente. Correndo risco muito grande do pneu bater com força em um buraco (que é comum em qualquer lugar do Brasil) e estourar na hora. Te digo isso por conhecimento próprio.

  2. Eu tenho uma Brompton (os pneus ficam entre 65-80 PSI) e sempre tive dificuldades em calibrarem posto. Comprei uma bomba parecida com a sua nunca mais precisei brigar com as bombas do posto.

  3. Esse bomba é obrigatória para quem tem bike de estrada ou fixa. Existem ainda bombas que calibram até 260 PSI, usadas para pneus tubeless. É importante acrescentar que não se deve usar a calibragem máxima nos pneus, pois todo pneu tem uma calibragem recomendada pelo fabricante, que geralmente é na metade do caminho entre o mínimo e máximo. Por exemplo, se a calibragem do pneu é entre 100 e 150 PSI, a calibragem recomendada deve ser em torno de 115 PSI.

    PS: Gostei dos aros de madeira. são pesados?

  4. Olá Paulo!
    Obrigado por seu comentário e pelas boas dicas! Cara, os aros são levíssimos, mas são imitação de madeira (pintura). Enganam bem e dão o maior estilo não é mesmo? heheh
    Um grande abraço e boas pedaladas!

  5. Corrigindo erro de digitação acima:

    Por exemplo, se a calibragem do pneu é entre 100 e 130 PSI, a calibragem recomendada deve ser em torno de 115 PSI.

  6. Oi André!

    Muito boa a pintura dos aros! Ficou perfeita e deixou a bike bem estilosa. Parabéns!

    Normalmente nessas bikes fixas o freio é contrapedal, mas reparei que a sua também tem o freio na roda da frente. Foi uma opção sua, ou ela já foi montada assim?

    Abração.

  7. Pois é Paulo.
    Eu resolvi seguir o conselho de um amigo e instalar um freio na frente dela, pois pego trânsito de vez em quando com ela e não me sinto seguro com ela “pelada”. Então fui a uma bicicletaria e adaptei um freio na frente (o quadro vem com furação para isso, mas só na frente).
    Grande abraço!

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