ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-Schwinn-Tornado-1959

Especial Bicicletas: Bicicleta Cruiser

Schwinn Tornado 1959. Via Bicycle Museum os America

A bicicleta cruiser chega ao Especial Bicicletas aqui do blog. Um dos modelos mais populares de bicicletas, a bicicleta cruiser original se caracteriza por ter rodas grandes, pneus largos (conhecidos como “pneu balão”), guidom alto e curvo e não tem marchas.

Dayton Champion 1941. Via Bicycle Museum of America

Pesadas e robustas, as bicicletas cruiser foram criadas para aguentar o tranco que outras bicicletas não aguentavam na época. A marca Schwinn foi a precursora desses modelos, que foram inspirados em modelos de motocicletas da década de 20, e passaram a ser comercializadas no Estados Unidos após a grande depressão de 1929.

Schwinn Black Phantom. Via Bicycle Museum of America

Mesmo com uma história antiga, as bicicletas cruiser continuam com força total até os dias de hoje. Aqui no Brasil a bicicleta cruiser é muito utilizadas nas praias (alguns chamam o modelo de beach cruiser). Por ser um modelo simples e robusto, pode andar à beira mar sem precisar das marchas. Os pneus largos deixam a pedalada na areia mais fácil. E para os surfistas, sua geometria confortável permite pedalar e ainda levar a prancha debaixo do braço ou em um suporte (veja nosso post sobre surf e bicicletas).

Bicicleta “Beach” Cruiser com suporte para prancha. Via Flickriver.com

 

Monster Cruiser, com rodas aro 36! Via Bicycle Museum of America.

Aqui no blog, as bicicletas cruiser apareceram bastante no post sobre as bicicletas do Bicycle Museum of America, e no vídeo clipe da música Hello, da banda americana The Baseballs. Para quem quiser observar uma bicicleta cruiser em detalhes, deixo abaixo o vídeo desse modelo lindo da Makai.

 

Clique aqui para conhecer o Especial Bicicletas.

Veja todos os posts do Especial Bicicletas.




There are 2 comments

Add yours
  1. Salomão

    Fala André, bão?
    Me tira uma dúvida: essa suspensão dianteira da Schwinn Black Phanton é funcional ou apenas enfeite? Sempre achei que fosse mero adorno, mas A Harley-Davidson Panhead usa um arranjo muito parecido (e funciona), daí a dúvida…


Post a new comment