ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-dinheiro-02

Guia: como escolher a primeira bicicleta

.

Desde que comecei a escrever aqui no blog, muitos amigos, alunos, colegas de trabalho e também leitores me procuram para ajudá-los a escolher qual bicicleta comprar. Pensando nesses amigos, e que a pergunta “Como escolher a primeira bicicleta?” não possui uma única resposta, resolvi fazer esse post. Espero que seja útil na escolha de sua primeira bicicleta.

.

Guia: como escolher a primeira bicicleta

Apresentarei aqui algumas dicas básicas que você deve levar em conta na hora de escolher qual tipo de bicicleta comprar. Então vamos a elas:

.

1 – Qual o uso você fará da bicicleta?

Essa deve ser a primeira coisa a ser pensada. Hoje em dia temos uma grande variedade de modelos de bicicletas que respondem melhor a cada tipo de uso. Vejamos algumas possibilidades abaixo:

.

A – Se você vai pedalar na cidade (asfalto) ou de vez em quando em estradas de terra batida, você pode pensar em dois tipos de bicicletas: uma bicicleta híbrida (também conhecidas como urbanas, city bike…) ou uma mountain bike.

.

B – Outra opção pra quem vai pedalar exclusivamente no asfalto são os modelos de bicicleta speed, nas quais o rendimento no asfalto aumenta consideravelmente (veja porque nesse post), mas perdem um pouco em conforto quando comparadas às híbridas e às mountain bikes. Se for pedalar no asfalto e quiser um pouco mais de conforto, volte para a letra A.

.

C – Se sua opção é uma bicicleta para o commute, ou seja, o transporte de casa para o trabalho ou estudo, uma boa opção é a bicicleta dobrável. Prática e leve, pode ser levada nos ônibus e metrô, além de ocupar pouco espaço pra guardar em casa ou no trabalho.

.

D – Se pretende fazer trilhas mais pesadas, deve pensar numa mountain bike com suspensão (dianteira, ou full suspension). Para saber mais sobre as mountain bikes, veja esse post do nosso Especial Bicicletas.

.

Observação: esse é um modelo bem simplificado, que mostra o uso ideal (ou seja, onde as bikes rendem mais). Obviamente a questão do uso e do conforto é bem pessoal. Ou seja, você poderá utilizar sua bicicleta dobrável para passeios na cidade, ou mesmo em estradas de terra, bem como uma mountain bike full suspension no asfalto.

.

Na figura abaixo você vê esses e outros tipos de bicicletas.

ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-tipos

Alguns tipos de bike

2 – Orçamento

ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-dinheiro-02

.

.

Esse é o primeiro limitador na hora da escolha da sua bicicleta. O preço e a qualidade das bicicletas varia muito, e você pode encontrar modelos de R$ 200,00 até bicicletas que custam o mesmo que um carro popular. Então, você deve fazer uma relação entre quanto pretende investir, o uso que fará da bike (item 1 desse post), e a relação custo-benefício que a bicicleta lhe trará.

.

Vale lembrar então que nem sempre a bicicleta mais cara é a melhor. Mas, ao mesmo tempo, uma bicicleta com componentes de maior qualidade vai durar mais, exigir menos manutenção e substituição de peças (oficina). Lembre-se do item 1, qual o uso você fará da bicicleta.

.

De maneira simplificada, três fatores influenciam no preço das bicicletas: o material, a qualidade dos componentes e o peso. Ou seja, quanto maior for a qualidade dos componentes e materiais, geralmente eles serão mais leves, o peso da bicicleta será menor, e seu preço, mais caro.

.

3 – A bicicleta certa para o seu tamanho

Outra questão importante, que algumas pessoas não sabem: as bicicletas são como roupas ou calçados, existem tamanhos variados que são indicados para cada pessoa. O tamanho do quadro da bicicleta é dado pela medida do tubo vertical, que liga o selim ao movimento central (medida A, na foto abaixo). Essa medida pode ser dada em polegadas (geralmente o caso das mountain bikes) ou em centímetros (no caso das bicicletas speed).

A medida A representa o tamanho do quadro: distância do tubo vertical, que liga o selim ao movimento central da bicicleta.

A medida A representa o tamanho do quadro: distância do tubo vertical, que liga o selim ao movimento central da bicicleta.

ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-quadro-medidas-02

A tabela leva em conta as MTB com aro 26

.

Escolher uma bicicleta com o quadro bem ajustado ao tamanho do ciclista é fundamental para o conforto durante a pedalada. Na figura abaixo você tem uma tabela básica onde pode ver a relação entre as medidas do ciclista e o tamanho  ideal do quadro da bicicleta.

.

Mais uma dica: essa medida não precisa ser exata. Pode variar um poco para cima ou para baixo (mais um motivo para você ler o item 4). Um quadro ligeiramente maior tende para o conforto do ciclista, enquanto um quadro um pouco menor dá ao ciclista mais agilidade.

.

4 – Onde comprar a sua bicicleta?

Atualmente eu indicaria duas opções para a compra da sua bike.

A primeira delas são os bikeshops/bicicletarias. Nesses locais você encontrará funcionários que tenham conhecimento técnico para lhe ajudar e explicar sobre as bicicletas, componentes etc.

A segunda opção e que vem crescendo a cada dia é pela internet. Muito boa pra quem mora em cidades menores que não possuem boas lojas, ou ainda, no caso de promoções e preços especiais que podem ser melhores do que algumas lojas físicas. Atualmente você encontra sites de grandes magazines esportivas que oferecem bicicletas de boas marcas e fabricantes, como por exemplo, Centauro e Netshoes.

Mas atenção: se você achou um modelo mais barato na internet e tem ainda alguma dúvida, aconselho uma ida a uma loja física para ver, experimentar, além de conversar com os vendedores.

*                    *                    *

Pronto! (ufa!). Com essas informações básicas você já está pronto para escolher a sua primeira bicicleta e sair pedalando por ai! Sei que a grande maioria dos leitores regulares do blog já tem bicicleta e pedalam frequentemente. Mas quem não tem um amigo ou conhecido que já quis comprar uma bicicleta não é mesmo?

.

Então, espero que esse post seja útil em um dos momentos mais legais e importantes pra quem quer começar a pedalar: a escolha da primeira bicicleta! Gostou? Compartilhe esse post com os amigos!

Clique aqui e veja todas as nossas dicas para pedalar




There are 10 comments

Add yours
  1. André Schetino

    Obrigado por seu comentário Osiris!
    A correria de trabalho é grande, mas a medida do possível tento sempre apresentar textos mais aprofundados sobre o mundo das bikes. Um grande abraço e boas pedaladas!

  2. Vinícius

    Bom dia.
    Vou começar a praticar Mountain Bike, e comprei minha bike antes de ler esta matéria (infelizmente rsrsrs).
    Tenho 1,88m e minha bike (que não chegou ainda) tem o quadro 19 e aro 26.
    Será que ficarei muito desconfortável nela?
    Desde já agradecido!

  3. André Schetino

    Olá Vinícius, obrigado por seu comentário.
    Bom, com essa configuração me parece que você ganhará em agilidade com sua bike. Quanto ao conforto, algumas regulagens que vão te ajudar um pouco: a primeira delas, a altura do selim. Você deve colocá-lo em uma altura que permita que os seus joelhos fiquem com uma leve flexão ao atingir a posição mais baixa do pedal (atenção, os joelhos não podem fazer extensão completa, e nem o contrário, ficarem muito flexionados). Depois dessa regulagem, você pode ver se ficou confortável. Se ainda houver desconforto você pode pensar em alterações na “mesa” (ou “avanço” do guidão) para que sua coluna fique um uma posição de maior conforto e os cotovelos semiflexionados ao segurar o guidão. Agora é questão de testes. Vá modificando uma regulagem de cada vez e pedalando para experimentar. Pode ser que a bike lhe atenda.
    Um grande abraço e boas pedaladas

  4. Bruna

    Muito legal! Obrigada!!

    Claro que comprei a mina sem ter a minima noção, fuk a uma bicicletaria da cidade. Ela é legal, mas no segundo passeo um dos ciclistas antigos me falou… “Na boa, vende isso ai e compa uma melhor! vc vai se matar de pedalar e vai sempre cansar antes de todo mundo…” a minha é mountain bike, aro 24… Confesso que dps do que li aqui e pelas pequenas experiencias, estou comecando a concordar com ele… ;/ hehehe Obrigada viu!!

  5. Claudia

    Boa noite
    Tenho 1,60 de altura e gostaria de saber qual seria o aro mais apropriado para minha altura. Vou comprar uma specialized para treinar e começar a fazer viagens. Também não sei se seria melhor uma full. Desde já agradeço a atenção.

  6. André Schetino

    Ei Cláudia, obrigado por seu comentário.
    Pela sua estatura eu indicaria uma bike aro 26 ou 27,5 (no máximo). Quanto ao tipo de bike (full ou suspensão dianteira) vai muito da questão de gosto. Eu prefiro (e uso) bike com suspensão dianteira, pois acho que desenvolve melhor nos terrenos pelos quais eu pedalo. E já que pretende viajar de bike, sugiro dar uma olhada nos nossos guias para viajar de bicicleta, que tem download gratuito. Só clicar nos links abaixo:

    http://materiais.ateondedeuprairdebicicleta.com.br/ebook-guia-para-viajar-de-bicicleta-volume-1
    http://materiais.ateondedeuprairdebicicleta.com.br/ebook-guia-para-viajar-de-bicicleta-volume-2

    Um abraço e boas pedaladas 🙂


Post a new comment