guidão-borboleta-ergotec-02

[Review] Guidão Borboleta Ergotec

Nesse artigo apresentamos o review do Guidão Borboleta Ergotec. O modelo é indicado para cicloturismo e ciclismo urbano. Confira nossos testes, opiniões e avaliações. A nota que demos para o produto está no final do artigo.

O Guidão Borboleta Ergotec

Guidão Borboleta Ergotec

Guidão Borboleta Ergotec preto. Foto: André Schetino

O Guidão Borboleta Ergotec é feito pela empresa alemã Humpert, e recebe esse nome por conta de seu formato, semelhante às asas de uma borboleta. É feito em alumínio nas cores prata e preto (que foi o que eu comprei). Sua largura proporciona um melhor controle sobre a bicicleta, e seu formato possibilita múltiplas pegadas, aumentando o conforto durante as pedaladas. O guidão pesa aproximadamente 550 gramas (sem espumas ou fitas).

Porque escolhi o Guidão Borboleta

Quando faço avaliação de produtos que eu comprei para uso pessoal (veja aqui nossa política de reviews) gosto de explicar o motivo da minha escolha por ele.

Escolhi o Guidão Borboleta Ergotec primeiramente por indicação médica. Tive uma lesão chamada dedo em gatilho (veja nesse artigo o perrengue que eu passei). Após tratar o problema com bastante fisioterapia, foi também indicado que eu investisse no meu conforto durante as pedaladas. Meu guidão anterior possibilitava apenas um tipo de pegada (poderia ampliar pra dois tipos, caso instalasse um bar end), e isso cansava muito a musculatura e os tendões nas pedaladas de longa distância. Com o guidão borboleta existem 4 tipos básicos de pegada (veja nas fotos abaixo e no vídeo desse post), além de inúmeras pequenas variações de posição entre as mesmas.

Guidão Borboleta Ergotec

Pegada tradicional. Foto: André Schetino

Guidão Borboleta Ergotec

Pegada lateral. Foto: André Schetino

Guidão Borboleta Ergotec

Pegada avançada. Foto: André Schetino

Guidão Borboleta Ergotec

Pegada interna. Foto: André Schetino

Além disso, existem poucas opções de marcas e modelos de guidão borboleta para compra online. Entre as duas que encontrei disponíveis, escolhi a Ergotec, que um colega já tinha instalado na bike e me recomendou.

O teste do Guidão Borboleta Ergotec

Mandei instalar o guidão em um bike shop e coloquei colocando uma fita de guidão. O primeiro grande teste do guidão borboleta foi em minha cicloviagem de Caxambú a São Bento do Sapucaí, em junho de 2015 (vídeo acima).

Experimentei um pouco de tudo: além da cicloviagem que teve muita terra e lama, faço meus deslocamentos e pedaladas mais longas por asfalto. Continuo pedalando com ele e já estou perto dos 1000km.

Dica importante: a única mudança que fiz com relação à cicloviagem foi colocar mais uma fita de guidão de cada lado (são dois pares de fita no total). Isso melhorou muito o conforto, e pra mim ficou ideal. Você pode também optar pela espuma, ou combinar espuma e fita de guidão.

Minha opinião sobre o Guidão Borboleta Ergotec

O guidão aumenta consideravelmente o conforto durante as pedaladas. Quando não temos opção não percebemos e ficamos sempre na mesma pegada. Agora eu mudo constantemente durante as pedaladas, às vezes sem perceber, no caso de subidas por exemplo. Percebi também que nas pedaladas mais longas – 2horas em diante – alterno mais as pegadas, geralmente por causa do cansaço.

É um produto pra quem procura conforto nas pedaladas, e não está tão preocupado com o peso da bicicleta.

DADOS TÉCNICOS:

Produto: Guidão Borboleta Ergotec

Fabricante: Humpert (http://www.humpert.com/en/bikeparts/marke/?marke=ergotec)

Material: Alumínio AL 5000 série 2.2.

Dimensões: Comprimento: 565mm / altura: 125mm / diâmetro: 25,4mm

Peso: aproximadamente 550 gr (sem a espuma ou fita de guidão).

Preço: R$ 98,00 (em maio de 2015). Para preço atualizado clique aqui.


Esse produto foi comprado pela equipe do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta para uso pessoal e avaliado de forma gratuita. Esse review representa a opinião da equipe do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta. Entenda como compramos/recebemos e avaliamos os produtos em nossa Política de Reviews


9
Uso indicado: cicloturismo e ciclismo urbano.

Good Things

  • Conforto: múltiplas pegadas
  • Controle: sua largura ampla permite melhor controle sobre a bike
  • Espaço: sua área maior permite colocar muitos acessórios e gadgets sobre o guidão (o sonho de muito cicloturista!)

Bad Things

  • Tamanho: o guidão e maior e mais pesado do que os modelos tradicionais

The Breakdown


Qualidade do material:
9
Peso:
8
Custo / Benefício
9.5
Conforto
9.5
Preço:
9




There are 6 comments

Add yours
  1. beto

    gostei desse guidom,quero testá-lo,pois sempre tenho dormência nas mãos, por conta dessa pegada única. Que quando passa de algumas horas vão piorando a situação. Abraços.

  2. João Roberto Bonfim de Oliveira

    Amigos!
    Utilizei esse guidon em setembro de 2015 na Estrada Real em MG.
    Foram 1100km e posso dizer que para quem quer conforto é o ideal.
    Fora a possibilidade de colocar várias acessórios.

  3. Jayme

    Eu tenho um e acho excelente. Não sacrifica a lombar e dá opções principalmente em longos trechos. Recomendo. Ele permite uma boa postura.

  4. César A R Oliveira

    Instalei o Ergotec para o Caminho da Fé em maio deste ano (544 km). Foi uma grata surpresa, mantive-o instalado na minha bike mesmo para as pedaladas urbanas e de MTB. Recomendo!


Post a new comment