4 livros sobre ciclismo que você precisa ler!

1
711
livros sobre ciclismo

Quem é apaixonado por ciclismo está sempre em busca de mais conhecimento, seja para melhorar a sua performance, seja para conhecer melhor o funcionamento das bicicletas ou seja ainda para buscar uma motivação extra na hora de se dedicar aos treinos.

Justamente por isso os livros sobre ciclismo são tão empolgantes. E quem adora a sua magrela não pode deixar de fora da estante alguns títulos bem bacanas, como estes que separamos. Já está curioso? Então confira a nossa seleção!

1- Anatomia do Ciclismo

livros sobre ciclismo

Escrito por Shannon Sovndal e ilustrado por Jennifer Gibas, Neil Bernstein e Andrew Recher, “Anatomia do Ciclismo” é um livro prático e que promete ajudar você a melhorar o seu desempenho sobre duas rodas, aumentando a força muscular e otimizando a eficácia de cada movimento.

Ao todo, a publicação conta com 74 exercícios desenvolvidos para a prática do ciclismo, com descrições detalhadas e passo a passo, além de muitas ilustrações coloridas que mostram a musculatura acionada em cada atividade.

No livro, você terá exercícios de escaladas, curvas, descidas, subidas e sprints e entenderá como cada um deles está relacionado ao desempenho no ciclismo.

Além disso, o leitor ainda aprenderá modos de modificar os exercícios para conseguir atingir regiões mais específicas, reduzindo a tensão muscular e minimizando as chances de lesões comuns a quem pratica o ciclismo.

E, claro, ainda é possível aprender formas de melhorar o seu desempenho por meio de um treinamento baseado nas suas próprias necessidades e objetivos.

Se você ama pedalar e quer conseguir resultados ainda mais incríveis, esse é um daqueles livros sobre ciclismo que não pode faltar na sua coleção. Leitura quase obrigatória a todos os apaixonados por pedal.

2- 101 dicas e técnicas de Mountain Bike

livros sobre ciclismo

De autoria de Irapuã Santos Ribeiro, este livro é quase uma “bíblia” do mountain bike. Nele você descobrirá 64 dicas e 37 técnicas para a escolha e a manutenção da sua bicicleta e ainda para melhoria das suas habilidades técnicas e preservação da sua integridade física.

O autor ainda compartilha a sua experiência com cicloviagens e dá algumas sugestões para quem deseja preparar a sua própria aventura.

Com este livro você aprenderá como comprar uma mountain bike, como melhorar o seu desempenho nas trilhas (fazendo os percursos de forma mais rápida e segura), preparar suas cicloviagens e ainda terá dicas preciosas sobre o universo do mountain bike – que a cada dia envolve e apaixona mais pessoas.

3- O Leão da Toscana: a emocionante história do ciclista campeão que desafiou os nazistas na Segunda Guerra e inspirou uma nação

Escrito por Aili e Andres McConnon, o livro conta a história do ciclista italiano Gino Bartali, um dos atletas mais importantes do século XX e também herói da Segunda Guerra Mundial.

Essa é uma biografia comovente que acompanha a trajetória de Bartali desde a sua infância pobre em um vilarejo próximo de Florença, até o momento em que a Itália é ocupada pelos nazistas.

Nesse período, Gino abriga uma família judia e participa de ações arriscadas como transportar, no quadro da sua bicicleta, identidades falsas que ajudaram a salvar a vida de centenas de judeus perseguidos pelo nazismo.

No final da guerra, mesmo desacreditado, o ciclista conhecido como o Leão da Toscana consegue retomar a sua carreira no ciclismo e, mesmo depois de tanto tempo, ainda continua a inspirar gerações.

4- A corrida secreta de Lance Armstrong: nos bastidores do Tour de France, doping, armações e tudo o que for preciso para vencer

livros sobre ciclismo

Tyler Hamilton nos traz neste livro um olhar profundo e bem sincero do ciclismo profissional e dos problemas que cercam o esporte, acompanhando para isso um dos nomes mais proeminentes: Lance Armstrong.

O livro leva o leitor até um mundo obscuro, surreal e fascinante de diretores de equipe sem limites, médicos inescrupulosos e atletas totalmente cegos pelo sucesso e que fazem qualquer coisa para romper os limites e alcançar as vitórias.

O autor é ninguém menos do que um dos mais fiéis escudeiros de Lance, que ajudou a “limpar” o caminho do atleta até ele ser condenado por doping e banido do esporte, justamente quando conquistou a sua medalha de ouro nas Olimpíadas.

De uma forma totalmente sincera, Hamilton expõe as escolhas de Armstrong para competir em nível internacional, as batalhas nas clínicas psiquiátricas e a história complicada do seu relacionamento com o atleta.

Quer mais dicas de livros?

Temos outros artigos aqui no site com ótimas sugestões pra você. É só conferir nos links abaixo:

E, então, já conhecia alguma das nossas dicas de livros sobre ciclismo? Ajude a tornar esta lista ainda mais completa dando outras sugestões interessantes nos comentários!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here