Como iniciar no ciclismo de estrada? 11 dicas essenciais!

0
70
pedalar no frio
Direitos autorais: maxpro / 123RF Imagens

Não importa se você já pedala há anos no MTB ou se está começando a se aventurar com uma bike agora, iniciar no ciclismo de estrada é sempre uma experiência completamente nova e diferenciada.

E, claro, isso significa ter que se adaptar a uma nova modalidade, aprendendo dicas e macetes diferenciados para tornar esse tempo de “contato” bem mais fácil e simples.

Quer iniciar no ciclismo de estrada, mas está um pouco perdido? A gente te ajuda! Veja as dicas bacanas que separamos!

1- Escolha corretamente a bicicleta

Audax Ventus 1000 bicicleta speed barata
Audax Ventus 1000,uma das opções do nosso post sobre bikes de entrada para ciclismo de estrada

A bicicleta de estrada é bem diferente de uma mountain bike e é muito importante encontrar o modelo certo para você.

Lembre-se que a primeira experiência é que fará com que se apaixone ou deteste a modalidade – e pedalar em uma bike totalmente fora dos parâmetros para o seu corpo pode causar alguns “traumas”.

Se a grana está um pouco curta, saiba que é possível encontrar boas opções usadas que costumam estar em um estado de conservação muito melhor que as mountain bikes, principalmente devido à exigência do terreno e o estilo do pedal.

Mas é claro que será preciso pesquisar bem e se possível fazer um teste antes da compra. Se você não entende nada de bicicletas, vá até uma loja da sua confiança e procure por uma bicicleta de estrada de entrada. Existem muitos modelos bacanas e que não são tão caros.

2- Faça um bike fit

bike fit dinâmico
Foto: https://www.retul.com/

Muitos ciclistas acreditam que o bike fit é algo dispensável para quem está começando. E esse é um erro enorme. Afinal, se o ciclista iniciante pedala algumas vezes e sente dores e desconfortos, dificilmente continuará na modalidade.

Lembre-se que na estrada você passará boas horas na mesma posição, o que pode acentuar problemas posturais. Então, sempre que for comprar uma bicicleta, invista em um bike fit – e também antes de pegar estrada.

É no bike fit que o profissional deixará a bicicleta montada para as suas necessidades, com regulagens específicas para a sua altura, tamanho de tronco e pernas, comprimento dos braços, etc.

3- Escolha muito bem a estrada

Treinar ciclismo com pouco tempo
Estrada vazia e acostamento largo. Foto: Vinícius Mundim

Agora que você já tem uma boa bicicleta de estrada para começar, é hora de planejar o trajeto. E a dica é tentar evitar as grandes rodovias. Para quem nunca pedalou nesse tipo de local, a primeira impressão pode ser bem desconfortável, com caminhões passando “colado”, muito barulho e outras questões.

Assim, prefira as estradas vicinais e que contem com acostamento na maioria dos trechos. Elas costumam ser menos movimentadas e bem interessantes para quem está começando a se acostumar com esse ambiente.

Ainda que isso signifique um pequeno deslocamento de carro até a estrada, com certeza a sua experiência será bem diferente. E com o tempo, conforme você for pegando confiança, poderá ir se arriscando em estradas mais movimentadas.

4- Evite ir sozinho

pedalar no frio
Direitos autorais: maxpro / 123RF Imagens

Na hora de iniciar no ciclismo de estrada, uma das dicas mais importantes é sempre procurar pedalar acompanhado, ou até participar de grupos de pedais, principalmente com outros ciclistas mais experientes.

Contar com alguém que conheça a estrada ajuda a reduzir o nervosismo – e se vocês passarem por algum “perrengue”, como um pneu furado ou um problema mecânico, por exemplo, contar com ajuda é algo essencial.

Mas é lógico que isso não significa que você não precise conhecer a rota e estudá-la antes de cair na estrada. Saiba se vocês ficarão o tempo todo na mesma estrada, ou se vão ter que pegar algum acesso em determinado momento. Analise também se existem trevos ou entroncamentos, nos quais os veículos poderão entrar em alta velocidade.

5- Use roupas de ciclismo

iniciar no ciclismo de estrada
Direitos autorais: torwai / 123RF Imagens

Isso pode parecer óbvio para quem já pedala e apenas está começando em uma nova modalidade. Mas para quem é novato, muitas vezes o uso dos “shorts coladinho” pode parecer dispensável.

Acredite, não é! Pedalar sem uma bermuda de ciclismo, luvas e capacete pode colocar a sua segurança e o seu conforto em risco, transformando o passeio em algo totalmente desagradável – e provavelmente impedindo que você continue no ciclismo de estrada.

6- Pedale em pé e fique de olho na posição das mãos

cadência no ciclismo
Direitos autorais: ramonespelt / 123RF Imagens

Normalmente, as bicicletas comuns possuem apenas uma forma de segurar o guidão. Mas, no ciclismo de estrada, existem outras pegadas, ou seja, formas diferentes de apoiar as mãos.

Como você ficará horas pedalando sem parar é essencial variar essas pegadas, evitando dores e desconfortos e também melhorando o seu rendimento.

Pedalar em pé segue a mesma ideia. Assim você dá uma “variada” na posição do seu corpo e evitar sentir incômodos nos dias depois do pedal.

7- Tenha uma boa fita de guidão

 

Fita de guidão Fzik

Um acessório indispensável para quem quer iniciar no ciclismo de estrada é a fita de guidão. Buscar por boas marcas é outra dica importante. Afinal ela será o principal ponto de contato da sua mão com o guidão.

Por isso, opte por um modelo que seja confortável, resistente e seguro!

8- Esteja preparado para os reparos

Direitos autorais: nmcandre / 123RF Imagens

Nem tudo são flores quando pedalamos nas estradas. Farpas, cavacos de ferros e outros itens jogados nas pistas podem trazer verdadeiros danos aos seus pneus.

Por isso, esteja preparado e leve para o pedal algumas fitas anti-furos, câmaras de ar, remendos, um kit de ferramentas e também pinças e alicates.

E, claro, não se esqueça da bomba de ar, que precisa ser compatível com o pneu de estrada (que é mais fino que os de MTB e por isso tem exigências diferentes).

9- Cuidado com a fome

emagrecer pedalando
Emagrecer pedalando: a combinação perfeita entre atividade física e alimentação saudável. Imagem: 123RF.com

Pedalar por horas sem comer pode causar o famoso “prego de fome”, quando você simplesmente não consegue mais pedalar porque o seu organismo não tem energia suficiente.

Isso não é nada bacana, principalmente se você estiver a quilômetros de distância de casa. Então, leve na bagagem alguns alimentos que sejam fáceis de consumir e que caiam bem, como bananinhas e também os géis de carboidrato.

10- Lembre-se de se hidratar

hidratação no ciclismo
A Hidratação durante o treino é fundamental. Foto: 123RF.com

Se morrer de fome é algo completamente desagradável, pedalar desidratado também pode comprometer o seu rendimento e a sua saúde. Em média a cada 15 ou 20 minutos é preciso repor em torno de 150 a 200 ml, depois dos primeiros 15 minutos pedalando.

De qualquer forma, o ideal é evitar sentir sede, já que esse é um indício claro de que seu corpo já está desidratado. Além da água tradicional, leve também algumas bebidas isotônicas ou invista na água de coco.

11- Ouça o seu corpo e fique atento aos seus limites

Direitos autorais: 36clicks / 123RF Imagens

Iniciar no ciclismo de estrada é uma delícia, e muitos iniciantes podem ficar “empolgados”. Essa animação toda é ótima, mas tente evitar ir além do que o seu corpo aguenta.

Assim, sempre prepare um pedal de acordo com a sua capacidade física e também familiaridade com a bike e o terreno. Os mais experientes sempre lembram que é melhor chegar em casa com aquela sensação de “quero mais” do que completamente esgotado depois de passar por um monte de perrengue (e desejando nunca mais ver a bicicleta na vida).

Com essas dicas, já dá para iniciar no ciclismo de estrada? Ajude os ciclistas iniciantes, compartilhando outras dicas nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here