Em maio deste ano tive mais uma experiência de pedalar na Itália. Foram 7 dias de muitas pedaladas, todas registradas aqui no blog. Nesse post eu conto como foi participar do Granfondo Squali, uma prova de ciclismo com mais de 1800 ciclistas, com uma estrutura e organização de tirar o chapéu.
No final do post você confere a programação do Granfondo Squali para 2017 (inscrições já estão abertas). E se você pensa em pedalar um Granfondo na Itália, não deixe de conferir as minhas dicas no final do post.
O Granfondo Squali
O Granfondo Squali é uma prova de ciclismo belíssima, que tem a largada na Comuna de Cattolica e chegada em Gabicce Mare, na região da Emilia Romana. A prova teve início em 2015, e já no seu segundo ano contou com cerca de 1800 ciclistas.
Como a maioria das provas de Granfondo na Italia, são disponibilizados dois percursos (um longo e um curto) para atrair ciclistas com diferentes níveis de treinamento e objetivos para a prova.
O Granfondo Squali tem algumas qualidades, que fazem dela uma prova bem atraente para quem quer experimentar um Granfondo na Itália:
- Estrutura e organização: a prova conta com sistema de controle de tempo através de chip instalado na bike. Além disso, possui grande número de voluntários (em 2016 foram 200), pontos de alimentação e hidratação, ambulância e percurso sinalizado.
- É realizada próximo a cidade de Riccione, região onde o turismo esportivo (especialmente o ciclismo) é muito incentivado e desenvolvido. A região possui hotéis especializados em receber ciclistas, como o Hotel Gambrinus, onde fiquei hospedado.
- A região é belíssima, e mistura a emoção de realizar uma prova de média/longa distância em paisagens de tirar o fôlego 🙂
Minha experiência no Granfondo Squali
Eu fui participar do Grafondo Squali a convite da Italy Bike Tour, empresa parceira aqui do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta. Escolhi participar do percurso curto, não só pelo meu nível de condicionamento, mas também pra poder fazer a prova em um ritmo um pouco mais tranquilo e trazer essas belas imagens pra vocês!
Confira o vídeo e algumas fotos abaixo
A prova foi dividida em dois percursos: o percurso curto, com 84km e 1.150m de altimetria, e o percurso longo, com 136km e 2.250m de altimetria. Para os dois percursos, o tempo máximo para terminar a prova era de 6h30min, o que deixava o percurso longo mais difícil.
Eu gostei muito da sensação de poder pedalar com muita gente, o que só uma prova grande pode proporcionar. Pedalar acompanhando um pelotão, estar também por alguns minutos sozinho ou em pequenos grupos. Foi uma experiência maravilhosa, que espero repetir em breve!
Participe do Granfondo Squali
Ficou com vontade de pedalar esta prova ou algum outro Granfondo na Itália? Aqui no site você pode solicitar um roteiro personalizado de cicloturismo, trainning camp ou Granfondo na Itália. Basta pedir o seu clicando no link!