ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-apartamento

12 ideias para guardar a bicicleta no apartamento

Seu prédio não possui bicicletário? Você não tem coragem de deixar sua bike nele? Você tem problemas pra guardar sua(s) bicicleta(s) no apartamento? Sua bicicleta não é dobrável? Desistiu de comprar uma bike por problemas de espaço?

Calma… Seus problemas acabaram!

Abaixo uma galeria com 12 idéias pra você guardar a bicicleta no apartamento sem problemas! Algumas bastante inusitadas…

 

1 – Bike na parede da sala

Na parede da sala

Na parede da sala

Boa ideia (talvez uma das mais conhecidas). Tenha sempre cuidado para as rodas não sujarem a parede. Veja na imagem que a roda da frente está protegida, mas a roda traseira não. A sugestão é arrumar algum apoio para a roda traseira não pintar a parede de preto.

 

2 – Poste fixo

Poste fixo

Poste fixo

Um poste fixo no chão e no teto, com apoio para duas bicicletas sustentadas pelo quadro. Tem a vantagem de não se preocupar em sujar a parede. Lembre-se de calcular a distância com base no tamanho do guidão. Veja na foto que temos um exemplo de uma bike de estrada (com guidão mais curto) e outra mountain bike.

 

3 – Parede escura

Parede escura e proteção para as rodas

Parede escura e proteção para as rodas

O exemplo é semelhante ao número 1, mas a boa dica é pintar a parede com cores esciras, pra “esconder” a sujeira do contato com as rodas na parece. Bom também se for um espaço como área de serviço ou alguma área menos movimentada do apartamento.

 

4 – No teto, com sistema de polias

No teto, com sistema de polias

No teto, com sistema de polias

 

Sistema ideal para apartamentos pequenos. A vantagem de suspender a bicicleta no teto  é o aproveitamento do espaço. Com um sistema de polias bem arranjado fica fácil levantar e abaixar a bike. Lembra dos varais de teto com polias que são comuns nos apartamentos?

 

5 – Poste móvel para duas bikes

Poste para 2 bikes

Poste para 2 bikes

A vantagem deste poste para o exemplo número 2 é que você pode movimentar e experimentar lugares diferentes para guardar a bicicleta no apartamento. Também sustenta até duas bikes.

 

6 – Bike no teto, pé direito alto

Pra quem tem pé direito alto

Pra quem tem pé direito alto

Se seu apartamento tem o teto alto e você quer mais espaço essa é a melhor solução. O sistema de polias deixa tudo mais fácil. Na foto o dono do apartamento até esbanjou: duas bicicletas e um quadro!

 

7 – Bike estante

Bike-estante, já foi post aqui do blog

Bike-estante, já foi post aqui do blog

Um dos meus favoritos. Bom pra bikes roda fixa ou outras com guidão curto, esse sistema transforma sua bike também num objeto de decoração. O suporte de madeira serve também como prateleira para livros e objetos da sua preferência. Lembre-se da distância da largura do guidão e também da largura dos pedais.

 

8 – Ganchos no teto

Ganchos no teto

Ganchos no teto

Sistema simples e eficiente pra quem quer guardar a bicicleta no apartamento e tem algum espaço com teto baixo.

 

9 – Sistema prático

Sistema prático

Sistema prático

Outro sistema inovador para fixar a bike na parede. Esse é um dos poucos que nunca vi implementado, mas a engenhoca promete praticidade na hora de guardar a bicicleta.

 

10 – Na parede do quarto

Na parede do quarto

Na parede do quarto

Pra quem não tem espaço na sala ou em outro cômodo, o jeito é levar a bike para o quarto. Se você for casado(a), consulte seu companheiro(a) antes. Se os dois curtirem pedalar (como a foto sugere), melhor ainda!

 

11 – Bike mesa

Sugestão: coloque um banco bem confortável

Sugestão: coloque um banco bem confortável

Alguns leitores acham esse ideia “um pouco demais”. Mas se a ideia é aproveitar espaço, eu acho muito legal! Pode ser uma solução para o escritório ou o apartamento. Você não precisa ficar horas sentado no banco da bicicleta, mas pode aproveitar o espaço para guardá-la com uma mesa para usar também no seu apê.

 

12 – Embaixo da escada

Aproveitando a escada

Aproveitando a escada

Ideia fantástica que aproveita o espaço embaixo da escada para guardar as bicicletas. Dependendo do tamanho desse espaço, você pode acomodar sua bicicleta em um local pouco aproveitado.

 

Legal demais não é? Mesmo não copiando essas idéias integralmente, dá pra adaptar material e se inspirar pra arrumar o canto perfeito pra bike no seu apê. Se quiser saber um pouco mais sobre cada uma das ideias,  basta clicar nos links de onde as imagens foram retiradas (a maioria em inglês).

 

Veja as melhores listas e rankings sobre bikes elaboradas pelo blog

André Schetino é professor universitário, amante das viagens e das bicicletas (de preferência juntas). Utiliza a bike como meio de transporte, nos passeios e no cicloturismo. Criador e editor do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta, já escreveu mais de 700 posts, além de livros, reportagens e dissertações sobre a bicicleta e o ciclismo.



There are 2 comments

Add yours
  1. Mauricio

    Sensacionalllll a ideia de transformar a bicicleta num mini-bar/mesinha, para quem tem um pouquinho de espaço a mais na sala fica bastante interessante e diferente :) Meu problema com a minha bicicleta é o medo de deixar na garagem do prédio, tenho 3 vizinhos meus que tiveram suas bikes furtadas e não pretendo passar pela mesma situação, então acabei resolvendo instalar um suporte aqui no meu ap que é bastante parecido com as ideias da primeira e terceira foto.
    Fica bem legal e a bike fica super rígida no lugar, sem risco de despencar! É bem fácil de encontrar no brasil, eu comprei online nesse site: http://www.casadosuporte.com.br/ch/index.aspx e custou uns 35 reais. Vale a pena!

    Abração!


Post a new comment