ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-mountain-bike-29er

Especial Bicicletas: bicicleta aro 29

A bicicleta aro 29 ou 29er (no inglês) é uma das inovações no mercado das bicicletas nos últimos anos. Trata-se de uma variação da tradicional mountain bike (que tem rodas aro 26), indicada para pessoas grandes (acima de 1,80m de altura).

Cannondale aro 29

 Uma bicicleta com aro 29 possui algumas diferenças quando comparadas com as tradicionais mountain bikes aro 26, como por exemplo:

  • O aumento da superfície de contato com o solo, o que melhora a aderência da bicicleta nas curvas
  • Rodas maiores dificultam um pouco mais a aceleração, mas são muito boas para manutenção da velocidade
  • Rodas maiores proporcionam maior conforto, mas perdem um pouco em agilidade comparada com as rodas menores

Como vocês podem perceber, essas diferenças tem aspectos positivos e negativos. Na minha opinião, essas diferenças são mais acentuadas no esporte de alto rendimento e em pedaladas mais longas. No caso de pedaladas de lazer, vale experimentar uma 29er e ver como você se adapta a ela. Vale lembrar que, com exceção do tamanho das rodas, as 29ers mantém as outras características das mountain bikes: bicicletas voltadas para trilhas e terrenos acidentados, com pneus com cravos, e modelos nas versões rígidas, com suspensão dianteira ou hard tail, e a full suspension.

Veja aqui um comparativo do desempenho das rodas aro 26 e 29

Apesar da desconfiança inicial, hoje as bikes aro 29 são bastante populares, ganhando grupos de entusiastas e adeptos no mundo das mountain bikes. Eu, como sou baixinho, fico bem satisfeito com as mountain bikes aro 26, ou as híbridas de 700mm.

Veja abaixo fotos de outros modelos de bicicletas aro 29.

Caloi 29er – www.caloi.com.br

Scott Jaguare 29er

Gary Fisher Superfly 29er

 

Você possui uma mountain bike aro 29? Conte pra gente o que você acha da sua bike!

Esse post faz parte da série Especial BicicletasPara saber mais, clique aqui.

 




3 comentários para este artigo

Comente
  1. Cristiano

    Parabéns pelo blog ! Tenho 1,69 e uma Caloi Two Niner. Gosto muito da bike e meu rendimento melhorou bem com as rodas grandes. Sou ciclista de lazer, nada sério. A questão é o ciclista se adequar (gosta ou não) da 29er, onde, na minha opinião, o conforto é maior.

  2. Marcus

    As Bicicletas Aro 29 vivem uma verdadeira febre no momento. Se as primeiras aro 29 tinham alguns problemas, as bicicletas 29, hoje são bem diferentes: ágeis, leves e rápidas.

    Com rodas maiores fica mais fácil de passarmos sobre obstáculos. Rodas maiores oferecem também uma maior área de contato com o solo o que ajuda nas curvas, na frenagem e na tração em terrenos difíceis.
    Na descida, as “rodonas” também levam vantagem sobre as rodas 26 pois descem mais rápido e mantém mais facilmente a velocidade conquistada, já na subida comprovou-se que também vai melhor.
    Hoje temos rodas de aro 29 quase tão leves quanto as aro 26 o que aproxima muito o desempenho das duas bicicletas.
    Uma das desvantagens das primeiras aro 29 era que as 29 não eram tão rápidas nas curvas e um pouco desajeitadas em “single-tracks” muito fechados. Os fabricantes hoje conseguiram mudar a geometria da bike deixando-a bem mais rápida.


Escreva seu comentário