5 livros sobre bicicleta que você precisa conhecer

0
629
Livros sobre bicicleta - A bicicleta em detalhes

Quando começamos a pedalar é difícil não nos tornarmos verdadeiros amantes do ciclismo. E quem adora a sua magrela também costuma gostar de ler relatos de viagem, histórias de desbravadores e até dicas de mecânica e muito mais.

Pensando em lhe ajudar, separamos 5 livros sobre bicicleta imperdíveis – e que precisam fazer parte da coleção de quem adora pedalar. Vem ver!

1- A gloriosa bicicleta

livros sobre bicicleta - A gloriosa bicicleta

Escrito pelos portugueses Pedro Carvalho e Laura Alves, esse livro mostra como a bicicleta é, na verdade, uma máquina fantástica, capaz de funcionar como meio de transporte e também permitindo que quem pedala consiga sorrir mais e refletir mais.

O livro é um verdadeiro elogio a bicicleta, passando por suas origens, os diferentes tipos de ciclistas, as mudanças sociais, econômicas e até políticas protagonizadas pela bicicleta e todas as maravilhas trazidas por essa incrível invenção.

De acordo com os autores, quem ler este livro não aprenderá sobre os modelos mais modernos e aerodinâmicos de bicicletas, mas conseguirão refletir sobre porque os verdadeiros ciclistas sempre têm um sorriso na alma. Uma leitura leve, bem humorada e muito indicada para todos que amam as suas magrelas e que por isso está na nossa lista de livros sobre bicicleta.

2- A bicicleta em detalhes

Livros sobre bicicleta - A bicicleta em detalhes

Quer aprender mais sobre a mecânica e o funcionamento das bicicletas? Este guia completo escrito por Richard Hallet não pode faltar na sua estante.

Com ele, você desvendará o universo do design de bicicletas, explorando e conhecendo melhor as peças grandes e pequenas e respondendo a questões como: as diferenças entre um canote e uma caixa de direção, o que muda nos quadros de aço e de fibra de carbono, entre muitos outros pontos.

O livro ainda explora as raízes históricas das bicicletas, discursando sobre as características-chaves e os principais usos (e até mal usos) de algumas peças e equipamentos. Você aprenderá como cada item é feito, de que forma funcionam e porque são necessárias tantas variações.

Uma leitura imperdível tanto para quem está começando a desvendar esse universo, como para os que desejam aprimorar ainda mais o seu conhecimento.

3- Bikenomics: como a bicicleta pode salvar a economia

Livros sobre bicicleta - bikenomics

Você já imaginou que a bicicleta pode ser a chave para um mundo melhor? Pois é justamente isso que a cicloativista norte-americana Elly Blue propõe neste livro.

Nele, somos revelados a um mundo de possibilidades (como fazer uma viagem sem carro ou até uma mudança sem usar caminhões) e alternativas para economizar os custos com o carro e ainda conseguir sair do sedentarismo, se divertir, ter mais saúde e disposição e, de quebra, contribuir para o meio ambiente e para um mundo melhor.

Mais do que refletir sobre os usos da bicicleta, o livro nos convida a compreender melhor as maneiras como nos deslocamos e gastamos o nosso dinheiro, oferecendo uma perspectiva concreta desse novo estilo de vida que coloca a bike no centro de várias mudanças.

Bikenomics, de acordo com a própria autora, é uma maneira de provar que pedalar é algo urgente e necessário, não apenas para fazer o mundo melhor, mas também por questões econômicas, sociais e, claro, pessoais.

4- Diários de bicicleta

livros sobre bicicleta - diarios de bicicleta

Sempre teve curiosidade de saber como é o retrato de quem viaja de bicicleta pelo mundo? Então você vai adorar esse livro.

Escrito por David Byrne, “Diários de Bicicleta” reúne a visão do ciclista ao longo dos últimos anos pedalando de Berlim a Buenos Aires, de Manila a Nova York, de Istambul a São Francisco e muitos outros trechos incríveis.

Além de reunir seus relatos de viagens, diário pessoal e fotografias, Byrne também registra suas reflexões sobre vários assuntos como filosofia, música, política, moda, arquitetura, planejamento urbano, diferenças culturais, sexualidade e muitos outros pontos a partir da perspectiva do viajante e do choque cultural de locais tão distintos.

Um leitura empolgante e que com certeza fará você desejar começar a viajar com a sua bicicleta hoje mesmo!

5- A tentação da bicicleta

ivros sobre bicicleta - A tentação da bicicleta

Neste livro divertido e didático, o escritor italiano Edmondo de Amicis investiga os efeitos da popularização da bicicleta entre seus contemporâneos, falando sobre relações amorosas, literatura e, claro, seu próprio inconsciente.

O autor passeia por várias épocas em que a bicicleta se tornou extremamente importante, desde 1890, quando a Europa viveu a chamada “era de ouro das bicicletas”, passando pelas sufragistas até desembocar nos irmãos Wright, que antes de se lançarem no mundo da aviação eram mecânicos de bicicleta.

Mas, afinal, será que o autor vai acabar cedendo à tentação da bicicleta e passando a pedalar freneticamente como tantos que foram seduzidos pelos encantos da magrela? Só mesmo lendo este livro divertido para descobrir.

Quer mais dicas de livros?

Temos outros artigos aqui no site com ótimas sugestões pra você. É só conferir nos links abaixo:

Gostou das nossas indicações de livros sobre bicicleta? Tem mais algum título que você adora e deseja recomendar para os colegas? Ajude a deixar a nossa lista ainda mais completa, deixando um comentário pra gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here