Atualizado em 22/02/2018
Em maio de 2016 tive mais uma experiência de pedalar na Itália. Foram 7 dias de muitas pedaladas, todas registradas aqui no blog. Nesse post eu conto a minha experiência em assistir ao vivo a uma etapa do Giro d’Itália, umas das provas mais importantes do ciclismo mundial! E no final do post eu dou algumas dicas pra você que pensa em assistir a alguma etapa do Giro.
O Giro d’Italia
O Giro D’Itália é umas das provas mais importantes e tradicionais do ciclismo mundial. É uma “grande volta”, composta de várias etapas, nas quais os melhores ciclistas profissionais cruzam o país até conhecerem o seu campeão. O Giro é realizado desde o ano de 1909, e hoje movimenta multidões apaixonadas pelo ciclismo seja pela tv, internet, ou ao vivo pelas cidades por onde passa.
Minha experiência no Giro d’Italia
E é exatamente a experiência de estar em uma cidade durante uma etapa do Giro que eu conto agora pra vocês. Minha experiência no Giro D’Itália foi VIP. Isso porque consegui uma credencial para os camarotes da competição, que ficam nos metros finais da linha de chegada. Com ele tive acesso a áreas exclusivas para registrar bem de pertinho o melhor da prova para os leitores do blog.
A etapa de Arezzo foi a de número 8 do Giro, e aconteceu no dia 14 de maio de 2016. O percurso tinha um total de 186km, saindo da cidade de Foligno e chegando em Arezzo. O final do percurso era um circuito, e os ciclistas passaram por onde eu estava por duas vezes, sendo que a última era a linha de chegada.
A etapa foi vencida pelo italiano Gianluca Bambrilla, que conseguiu uma boa escapada do pelotão e levou o público à loucura. Abaixo você confere um vídeo que fiz sobre a cidade e a etapa, além de algumas fotos.
3 dicas para quem quer assistir ao Giro d’Italia ao vivo
- Chegue cedo à cidade: o Giro é uma festa que movimenta muita gente. As cidades se enfeitam e se enchem de pessoas para acompanhar a prova. Chegar cedo te ajuda a garantir um bom lugar, e também é bom para curtir o movimento
- Tenha um “kit de sobrevivência”: você chegou cedo e achou um lugar para assistir a prova. Então esteja preparado pra ficar um tempinho por alí. Uma mochila com lanche e água é o primeiro passo. E é claro, celular e máquna fotográfica pra registrar tudo.
- O Giro não termina com a chegada: após a chegada, sugiro acompanhar a premiação da etapa, que é bem legal. Aproveite para mais um passeio pela cidade, que fica cheia e animada. Se for um apaixonado pelo ciclismo, vale uma ida às vans e tendas que vendem produtos licenciados do Giro d’Italia.
Assista ao vivo a uma etapa do Giro d’Italia
Ficou com vontade de ter uma experiência no Giro d’Italia? A prova acontece no mês de maio e é uma experiência única pra quem curte o ciclismo.
Se quiser se planejar, você pode receber um roteiro personalizado para o Giro D’Italia. Basta pedir o seu clicando no link!