Mais um pouco sobre as ciclovias em BH.
Quando falei no post anterior sobre “ciclovias decentes”, falei pensando nas poucas ciclovias que conheço e que pedalo na cidade. E elas são realmente poucas, e se encontram em péssimo estado de conservação. Segundo o site da BHTRANS (empresa que gerencia o trânsito da capital), Belo Horizonte tem 22 quilômetros de ciclovias (!), dos quais metade estão na orla da Lagoa da Pampulha (!!).
Toda eleição é a mesma coisa, e vimos isso na última para prefeito. Todos os candidatos apresentam um estudo (que deve ser o mesmo estudo) sobre a viabilidade de ciclovias em Belo Horizonte. Antigamente falavam da dificuldade de implantação devido ao relevo da cidade. Agora já falam em alguns trechos. Discordo da questão relativa ao relevo, que dificulta sim, mas não impede e nunca impediu o grande número de bicicletas na cidade de circularem morro acima e morro abaixo.
Ainda segundo a BHTRANS, Belo Horizonte iniciou esse ano o projeto Pedala BH, com a construção de 19km (dos 345 previstos) de ciclovias na cidade (foto). Não quero parecer descrente, mas é difícil ver um futuro dos sonhos – 345 kms de ciclovias em BH – a partir das ações atuais. Na própria reportagem (vejam link no final do post) achei as informações sobre o projeto ainda muito pouco elaboradas. Por isso, manifestações como a de hoje são importantes no sentido de “botar pressão” para o aperfeiçoamento execução do projeto e para que a bicicleta esteja presente de forma marcante (e não marginal) nas discussões sobre mobilidade urbana.
Seguem os links para as reportagens sobre ciclovias em Belo Horizonte. Que venham – e rápido – todos os 345km.