Home História Um pouco de história: a diferença entre velocípede e bicicleta

Um pouco de história: a diferença entre velocípede e bicicleta

0
Um pouco de história: a diferença entre velocípede e bicicleta
Modelo de velocípede Michaux

Você sabe qual a diferença entre velocípede e bicicleta?

Essa pode parecer uma pergunta simples, mas a história da bicicleta guarda algumas curiosidades interessantes sobre o surgimento dos nomes dessa invenção.

De maneira bem simples: “velocípede” foi o nome dado aos primeiros modelos, que tinham o pedal fixo no eixo da roda dianteira, e “bicicleta” foi o nome dado ao primeiro modelo equipado com engrenagem por corrente. Daí por diante o nome “bicicleta” passou a nomear todos esses modelos. Exceto na França onde a bike ainda é chamada de Velocipède, ou carinhosamente apenas “Vèlo” (como aqui chamamos “bike” ou “bici”).

Vamos explicar e ilustrar um pouco mais, mostrando alguns modelos famosos de velocípedes e bicicletas.

Velocípede

Velocípede (Velo + pieds = pés velozes, numa tradução livre do francês). Entre esses modelos se destacam o Velocípede dos irmãos Pierre e Ernest Michaux, criado no início da década de 1860 e considerado por muitos historiadores como o primeiro modelo de “bicicleta” (ainda não tinha esse nome…).

Modelo de velocípede Michaux
Modelo de velocípede Michaux

Além do modelo dos irmãos Michaux, a Penny Farthing foi um dos modelos bem famosos de velocípede. Como o pedal era fixo no eixo da roda dianteira, um giro de pedal equivalia a um giro da roda. E daí a grande ideia: aumentar o tamanho da roda dianteira para que a bicicleta se deslocasse mais a cada pedalada!

Penny Farthing, surgida no final da década de 1860.
Penny Farthing, surgida no final da década de 1860.

Pra quem quiser saber mais sobre esse modelo, aqui no blog tem um post bem detalhado sobra a Penny Farthing no nosso Especial Bicicletas.

A bicicleta

O nome bicyclette (também do francês) surgiu com o primeiro modelo de engrenagem por correntes, surgido em 1880. Um dos modelos mais famosos foi conhecido como Rover (foto). A invenção da engrenagem por correntes foi uma das maiores transformações e que permanece até os dias de hoje! Com isso, a bicicleta diminuiu de tamanho e peso, ganhou em velocidade, dirigibilidade e segurança. Vale lembrar que os primeiros modelos de bicicletas eram todos com roda fixa.

Rover 1886
Rover 1886

Quer saber mais curiosidades sobre a história da bicicleta? Clique aqui e veja nossa lista completa de posts.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here