Cicloturismo na Estrada Real
.
3º Dia de Viagem – de Bandeirinhas (MG) a São João Del Rei (MG)
.
Trecho Bandeirinhas – Prados (MG)
.
Depois de uma noite bem fria acordamos logo cedo, já doidos pra pedalar e seguir em nossa viagem. Precisamos acender uma fogueira pra esquentar e tomar um café. Por volta das 8:00 da manhã já estávamos com as bikes montadas e iniciando nossa pedalada rumo a cidade de Prados.
Foram 19,83km, praticamente todos em estrada de terra. O caminho era bem mais bonito do que o do dia anterior. Era menos árido, mais arborizado, passando por fazendas e com bonitas paisagens. Os destaques desse caminho ficaram para a passagem pela fazenda do Gastão, por nossa chegada a Vila Carassa (famosa pelas oficinas e atelies especializados em esculturas em madeira) e pela descida de chegada à cidade de Prados, no vídeo abaixo. Aliás, o vídeo mostra como o Cicloturismo e a aventura andam lado a lado (hehehe).
.
Achamos Prados uma cidade muito bonita, e aproveitamos para uma parada mais longa na pracinha, com direito a um bom lanche na padaria (quanta coisa gostosa!).
.
Dados técnicos do trecho
Percurso: estrada de terra
Distância: 19,83km
Velocidade média: 9,2km/h
.
Trecho Prados – Tiradentes (MG)
Saindo de Prados, fizemos uma escolha importante (e dolorosa): sairíamos pela 2ª vez da nossa orientação do guia, seguimos para a cidade de Tiradentes por uma estrada de terra que passava pelo distrito de Bichinho. No caminho do guia da Estrada Real, o caminho escolhido é a Estrada Parque dos Fundadores. Deu um pouco de dó perder essa estrada (quando viajo de bike fico um pouco fominha e quero conhecer “tudo”), mas valeu a passagem por Bichinho, um distrito que agora se caracteriza por sua simplicidade e pelo serviço de pequenas pousadas e muitas lojas de artesanato.
.
Da chegada de Bichinho até a cidade de Tiradentes percorremos o pior tipo de terreno para andar de bike. O calçamento de pedras irregulares. Nossa! Haja paciência (e suspensão) pra aguentar tanta trepidação. Mas o visual da descida para Tiradentes compensou o terreno ruim. Chegamos na cidade por volta das 16:00hs, sem saber ainda se ficaríamos por lá ou se seguiríamos para São João Del Rei. Resolvemos pensar no assunto com a ajuda de algumas cervejas.
.
Dados técnicos do trecho
Percurso: estrada de terra(+-80%) e calçamento (+-20%)
Distância: 21km
Velocidade média: 11,2km/h
.
Trecho Tiradentes – São João del Rei(MG)
.
Decidimos então partir para São João Del Rei. O início da noite já se aproximava, já estávamos bem cansados e por isso preferimos ganhar tempo, percorrendo 10km de Tiradentes a São João Del Rei pela estrada de asfalto. Como já havíamos decidido descansar no dia seguinte (após 3 dias de pedaladas), a ideia era chegar direto na rodoviária da cidade e procurar algum ônibus, para adiantarmos o caminho e descansarmos em outra cidade. Infelizmente o único ônibus que nos ajudaria a seguir viagem só sairia no dia seguinte, e as 3 da tarde.
Dados técnicos do trecho
Percurso: asfalto
Distância: 10km
Velocidade média: 13km/h
Era hora de replanejar: rodamos mais 11km pela cidade até encontramos um hotel barato. Pagamos R$ 45,00 cada um no Hotel Brasil, o mais antigo da cidade. Já era atrde, e o cansaço de 3 dias de viagem se acumulava. Era hora de tirar o pé, pra voltar com tudo depois. Afinal de contas, descansar é preciso.
.
Dados técnicos do 3º dia de pedaladas – percurso Bandeirinhas a São João Del Rei
Distância percorrida: 50,83km (excluindo 11km passeando dentro de São João Del Rei)
Velocidade média: 11 km/h
Veja também: