Home Ciclismo Ciclismo na Italia Cicloturismo na Puglia – Itália. Dia 3: de Ostuni a Brindisi

Cicloturismo na Puglia – Itália. Dia 3: de Ostuni a Brindisi

7
Cicloturismo na Puglia – Itália. Dia 3: de Ostuni a Brindisi
Torre Guaceto

Esse post faz parte da série Cicloturismo na Puglia – Itália. Foram 8 dias de pedaladas pela região da Puglia, a convite da Italy Bike Tour. Para conhecer o roteiro completo da viagem clique aqui.

Dia 3 – de Ostuni a Brindisi

Logo pela manhã saímos para conhecer e fotografar a belíssima Ostuni. Adorei a cidade! As construções antigas, com vários pontos para ver o mar.

Ostuni e suas construções. Foto: André Schetino
Ostuni e suas construções. Foto: André Schetino
Ostuni é conhecida como "a cidade branca". Foto: André Schetino.
Ostuni é conhecida como “a cidade branca”. Foto: André Schetino.
Vista do mirante de Ostuni. As árvores abaixo são oliveiras, Foto: André Schetino
Vista do mirante de Ostuni. As árvores abaixo são oliveiras, Foto: André Schetino
Praça no centro de Ostuni. Foto: André Schetino.
Praça no centro de Ostuni. Foto: André Schetino.

Depois voltamos ao pedal, seguindo nossa viagem. Pedalamos por regiões de pequenos e médios agricultores, predominando as plantações de oliveiras. Foi muito gostoso pedalar pelos traturos, antigas estradas de terra e pedras da região. Com a chegada do progresso e dos carros, muitos traturos foram asfaltados, perdendo então este nome. Pedalamos por muitas estradas asfaltadas secundárias, estreitas, que um dia foram traturos.

Chegamos à cidade de Carovigno, onde visitamos o Castelo Dentice di Frasso. O Castelo foi construído no seculo XV, e abrigou a membros da família real italiana até o ano de 1965.

João e Walter na entrada do Castelo
João e Walter na entrada do Castelo
,,,

Depois da visita ao castelo, nosso pedal continuou por um trecho com uma ciclovia de asfalto liso até a praia. Esse seria nosso primeiro de muitos banhos de mar na região da Puglia!

Nosso primeiro banho no Mar Adriático
Nosso primeiro banho no Mar Adriático

Fizemos também o nosso almoço na praia, e a nota engraçada ficou por conta de algumas abelhas que estavam por lá. Ao mesmo tempo que tentávamos comer, tínhamos que caminhar e fugir das abelhas, o que rendeu algumas boas risadas, e infelizmente, uma picada no dedo de nosso amigo Pippo.
Da praia seguimos pelo litoral até Torre Guaceto, uma área de reserva natural muito bonita. São 1200 hectares à beira mar, além de lagos, muitas aves e algumas construções. Vale muito a visita!

Torre Guaceto
Torre Guaceto. Foto: André Schetino.
João no pedal em Torre Guaceto
João no pedal em Torre Guaceto. Foto: André Schetino.
Aves e belas paisagens naturais...
Aves e belas paisagens naturais… Foto: André Schetino
... o show dos pássaros em Torre Guaceto
… o show dos pássaros em Torre Guaceto. Foto: André Schetino

Nosso pedal continuava firme. O caminho estava bem bonito na região da Torre, com muitos lagos, e pássaros. Passamos por San Vito Dei Normanni, e depois o caminho foi por estradas e plantações do interior. A região investe bastante em energia sustentável. Encontramos muitas placas de energia solar, além de geradores de energia eólica. Na foto abaixo vocês podem ver uma ideia bem legal: os postes de luz tem placas solares, e a energia armazenada durante o dia produz a luz durante a noite!

Caminho para as bikes!
Caminho para as bikes! Foto: ANdré Schetino.

Após 65km pedalados, chegamos já à noite na Masseria Marziale, a poucos quilômetros de Brindisi, onde nos hospedamos. As masserias são como as casas grandes de antigas fazendas, e muitas foram transformadas em hotéis. São locais de comida tradicional, famosos hoje pelo turismo enogastronômico.
Como os dias eram sempre cheios de atrativos, chegamos mais uma vez no início da noite. Após o jantar e uma boa noite de sono, estávamos prontos para seguir viagem. Estava com grandes expectativas de chegar a Lecce, cidade dos amigos Giulio e Pippo (que durante as pedaladas já nos animavam sobre a cidade).

Resumo do dia e dados técnicos: Ostuni – Brindisi

Km pedalados: +- 65
Cidades: Ostuni, Carovigno, San Vito dei Normanni, Brindisi
Alguns pontos de interesse: Castelo Dentice di Frasso, Torre Guaceto, centro velho de Ostuni,  Carovigno, San Vito dei Normanni

Dicas de Hospedagem

Se você vai pedalar pelas cidades deste roteiro, pode consultar hostels e hotéis nos links abaixo:

Esse post faz parte da série Cicloturismo na Puglia – Itália. Foram 8 dias de pedaladas pela região da Puglia, a convite da Italy Bike Tour.

Para conhecer o planejamento e o roteiro completo da viagem clique aqui.

Veja também os relatos dos outros dias. É só clicar nos links abaixo

1º Dia – Chegada em Bari e a reunião do grupo – as primeiras pedaladas

2º Dia – de Alberobello a Ostuni

4º Dia – de Brindisi a Lecce

5º Dia – de Lecce a Otranto

6º Dia – de Otranto a Santa Maria de Leuca

7º Dia – de Santa Maria de Leuca a Galipoli

8º Dia – Pedal por Galipoli e retorno a Lecce

Quer mais roteiros de cicloturismo na Itália?

Aqui no blog temos um ebook gratuito de cicloturismo na Itália (clique para baixar). São 4 roteiros nas regiões da Toscana, Emília Romana, Dolomitas e Puglia. Todos com muitas fotos e detalhes técnicos de distância e altimetria em cada dia.

Se você preferir, pode receber um roteiro personalizado de cicloturismo, trainning camp ou Granfondo na Itália. Basta pedir o seu clicando no link!

Espero que possa te ajudar a planejar o seu pedal pela Itália.

7 COMMENTS

  1. Ei André, muito lindas as pedaladas. vontade de passar uns dias em Ostuni, a cidade branca. deve ser bom passear por lá, não é?
    beijos

  2. Vocês levaram as bikes daqui ou alugaram por lá mesmo?
    Muito legal!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here