A bicicleta cruiser chega ao Especial Bicicletas aqui do blog. Um dos modelos mais populares de bicicletas, a bicicleta cruiser original se caracteriza por ter rodas grandes, pneus largos (conhecidos como “pneu balão”), guidom alto e curvo e não tem marchas.
Pesadas e robustas, as bicicletas cruiser foram criadas para aguentar o tranco que outras bicicletas não aguentavam na época. A marca Schwinn foi a precursora desses modelos, que foram inspirados em modelos de motocicletas da década de 20, e passaram a ser comercializadas no Estados Unidos após a grande depressão de 1929.
Mesmo com uma história antiga, as bicicletas cruiser continuam com força total até os dias de hoje. Aqui no Brasil a bicicleta cruiser é muito utilizadas nas praias (alguns chamam o modelo de beach cruiser). Por ser um modelo simples e robusto, pode andar à beira mar sem precisar das marchas. Os pneus largos deixam a pedalada na areia mais fácil. E para os surfistas, sua geometria confortável permite pedalar e ainda levar a prancha debaixo do braço ou em um suporte (veja nosso post sobre surf e bicicletas).
Aqui no blog, as bicicletas cruiser apareceram bastante no post sobre as bicicletas do Bicycle Museum of America, e no vídeo clipe da música Hello, da banda americana The Baseballs. Para quem quiser observar uma bicicleta cruiser em detalhes, deixo abaixo o vídeo desse modelo lindo da Makai.
http://www.youtube.com/watch?v=Ta1FMEv4X5A
Fala André, bão?
Me tira uma dúvida: essa suspensão dianteira da Schwinn Black Phanton é funcional ou apenas enfeite? Sempre achei que fosse mero adorno, mas A Harley-Davidson Panhead usa um arranjo muito parecido (e funciona), daí a dúvida…
Ei Salomão, tudo beleza!
Eu pesquisei nesse site gringo e pelas especificações ela não tem suspensão, é o design dela mesmo: http://classiccycleus.com/home/schwinn-black-phantom/
Um grande abraço e boas pedaladas