Home Cicloturismo Hospedagem no cicloturismo: 3 formas para você escolher onde ficar

Hospedagem no cicloturismo: 3 formas para você escolher onde ficar

1
Hospedagem no cicloturismo: 3 formas para você escolher onde ficar
Direitos autorais: <a href='http://br.123rf.com/profile_mihtiander'>mihtiander / 123RF Imagens</a>

Post atualizado em 17/06/2019

A hospedagem é um dos pontos principais de uma viagem de bicicleta, e é sobre ela que falarei neste artigo. Eu já experimentei um pouco de tudo quando o assunto é hospedagem no cicloturismo: já acampei, já fiquei em pousadas e também em hotéis.

O tipo de hospedagem escolhida pode variar de acordo com o seu estilo de viagem, o local para o qual está viajando e é claro, o seu orçamento. Nesse post vou falar um pouco sobre cada tipo de hospedagem para que você que pensa em fazer cicloturismo possa avaliar qual delas faz o seu estilo.

Se preferir pode conferir este conteúdo no vídeo abaixo:

Ou então, continue a leitura do artigo e boa hospedagem!

Os tipos de hospedagem no cicloturismo:

1 – Hospedagem solidária

CS-logo
warmshowers-logo

Muito utilizada por cicloturistas que procuram hospedagens de baixo custo (ou nenhum custo) em suas viagens. As hospedagens solidárias podem variar muito com relação ao conforto.

Alguns exemplos de hospedagem solidária:

  • Casas de amigos ou parentes.
  • Casas de cicloturistas que recebem outros cicloturistas.
  • Serviços de hospedagem solidária na internet, como o couchsurfing e o warmshowers.
  • Terrenos, varandas ou quartos cedidos pelos proprietários durante uma cicloviagem.

2 – Camping

hospedagem no cicloturismo: camping
Hospedagem no cicloturismo: Camping no Parque Náutico da Jaguara (MG). Foto: André Schetino

Uma outra boa opção pra quem quer viajar com baixo custo, quer experimentar a autossuficiência e é claro, gosta de acampar! De forma geral existem dois tipos de camping:

  • Camping “selvagem”: Você pode montar a sua barraca em algum local seguro (atenção para a segurança!) que não seja específico para essa atividade. Pode ser um espaço cedido pelo dono de uma propriedade rural, a areia da praia, varandas ou quartos disponibilizados por moradores, etc;
  • Áreas de camping: você pode buscar por serviços de campings. Eu gosto sempre de indicar o FuiAcampar, que considero o site mais completo sobre o assunto no Brasil. Eles tem uma lista de campings muito completa e com boas informações.

3 – Pousadas e hotéis

Essa é a minha opção preferida já faz algum tempo. Ideal pra quem quer um chuveiro quente e uma cama confortável depois de um longo dia de pedaladas. É a opção com o maior número de opções, para todos os gostos e bolsos.

Escolher pousadas e hotéis em uma cicloviagem pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando se tem muitas opções. Pensando nisso eu tenho 2 dicas legais pra você:

Pesquise no Booking.com

Booking-com-Logo-EPS-vector-image

O Booking.com é um site bastante conhecido e utilizado para o serviço de hotéis e pousadas. No site você possui uma seção na qual pode enviar mensagens aos responsáveis pelo estabelecimento. Eu costumo contactá-los antes, informando que estou indo de bicicleta. Além disso, no Booking.com você encontra muitos hostels, hotéis e pousadas bike friendly, que oferecem boa estrutura para quem chega de bicicleta.

Guia de Hospedagem para Cicloturistas

Ebook Guia de Hospedagem para Cicloturistas

Aqui no blog nós temos o Guia de Hospedagem para Cicloturistas. Um ebook colaborativo sobre hospedagem no cicloturismo, com uma lista de hostels, hotéis e pousadas para cicloturistas. É um material feito com indicações de cicloturistas que já se hospedaram nesses locais e foram bem recebidos com suas bicicletas. A lista também conta com estabelecimentos que possuem algum serviço e estrutura especial para receber os cicloturistas, como bicicletários, serviços de passeios de bike etc.

E se você quer informações sobre cicloturismo, eu indico os nossos Guias para Viajar de Bicicleta. São dois ebooks com tudo o que você precisa saber para fazer cicloturismo. E o melhor, com download gratuito! É só clicar nos links abaixo:

  • Guia para Viajar de Bicicleta Volume 1 – 40 páginas sobre planejamento de viagens de cicloturismo: escolha de roteiros, tipos de viagens, hospedagem, o que levar em uma cicloviagem e como organizar sua bagagem e muito mais.
  • Guia para Viajar de Bicicleta Volume 2 – 35 páginas com dicas para você utilizar durante as suas viagens de bicicleta: treinamento, alimentação, segurança, vestuário e muito mais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here