Separei abaixo dois vídeos do youtube. O primeiro é um comercial da Renault, que está passando atualmente na TV, chamado Mude a direção.
http://www.youtube.com/watch?v=Ed3y5QkqQ8Q
E o segundo, foi uma belíssima adaptação feita por Marcelo Piola Holtz, e está circulando em algumas listas e grupos relacionados às bicicletas.
Vale inclusive uma reflexão: o vídeo da Renault me lembrou uma “nova” prática chamada greenwashing. Ou seja, uma jogada de marketing que transforma qualquer produto em sustentável e ecológico. O comercial no caso faz isso com as emoções e sensações de se andar de carro. Vendo a maravilhosa Janis Joplin e um carro numa linda estrada vazia realmente faz qualquer um esquecer o inferno que é o trânsito no cotidiano das grandes cidades. Não sou uma pessoa “anti-carro” (sou sim pró-bicicleta), mas a crítica aqui é relativa a idéia vendida pelo comercial, que na minha opinião não se sustenta.
Para quem quiser saber mais sobre o greenwash, o blog Ciclorgânico tem um ótimo post, além do site http://stopgreenwash.org/, do Greenpeace.