Descubra a categoria Mountain Bike Enduro

0
1626

O Mountain Bike surgiu no final da década de 70, com a produção da primeira bicicleta especificamente montada para terrenos acidentados, feita por Joe Breeze em 1978, como explicamos detalhadamente no post sobre o Mountain Bike.

Desta época até hoje, o MTB evoluiu e foi ramificado em diversas modalidades. Uma delas é o Enduro, na qual o preparo físico, a experiência e a precisão fazem toda a diferença. Conheça melhor o Mountain Bike Enduro, esta categoria “casca grossa” do ciclismo.

bike race

O que é Mountain Bike Enduro

O Enduro consiste em longos percursos, geralmente atravessando trilhas em montanhas e florestas, com trechos de descida cronometradas (muito parecidos com as pistas da modalidade de Downhill) e subidas com alto grau de dificuldade por possuírem obstáculos naturais a serem transpostos.

É uma das modalidades mais extremas de Mountain Bike, porque exige tanto do preparo físico quanto das habilidades do praticante. Por outro lado, o conceito é que qualquer ciclista disposto pode participar de uma prova de Enduro, já que não há nivelamento entre as pistas para diferentes categorias da modalidade.

A bicicleta do Mountain Bike Enduro

Para a prática do Enduro é necessário ter uma bike equilibrada. Se o quadro for muito reforçado para aguentar o máximo de impacto, você tem um conjunto mais pesado, o que dificulta principalmente nos saltos, nas curvas e nas subidas. Por outro lado, se a estrutura for muito leve, com um quadro de 9kg de fibra de carbono, por exemplo, as descidas podem ficar mais perigosas.

No geral, a configuração da bicicleta de Downhill e da bicicleta full suspention (com amortecedores no garfo e no quadro) é bem parecida. Mas, a primeira é mais leve, por causa dos trechos de subida e da variedade de obstáculos a serem enfrentados.

Curiosidades do Enduro

– Os ciclistas em provas de Enduro devem ser autossuficientes, ou seja, ser independentes e ter tudo que precisam consigo. Por isso, é comum que os competidores levem mochilas com material de manutenção, primeiros socorros, hidratação e o que mais for necessário em cada prova.

– O Enduro já foi chamado de “O Mountain Bike do Futuro”, por dois motivos principais. Primeiro porque é uma das modalidades mais completas de ciclismo e que mais exige dos atletas pelos percursos longos e complexos, por seus obstáculos variados, trechos de subidas de alto grau de dificuldade e descidas rápidas. Segundo porque várias estrelas do Mountain Bike estão aderindo ao Enduro, como por exemplo o bicampeão mundial Nino Schurter, além de Anne Caroline Chausson, Jared Graves, Fabien Barel, Jérôme  Clementz, Nico Vouilloz e Tracey Moseley.

– A EMBA (Enduro Mountain Bike Association) é a entidade que organiza as provas de Mountain Bike Enduro ao redor do mundo. Há o Enduro World Series (EWS) que consiste em sete provas no total. Cada prova tem suas regras específicas, não havendo normas que regulamentam todas as competições, o que faz do Enduro uma modalidade ainda mais variada e abrangente.

E aí, se interessou por essa nova modalidade? Não deixe de conferir o nosso Especial Ciclismo – Modalidades para estar sempre por dentro de tudo a respeito do ciclismo!

ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here