Post atualizado em 28/12/2019
Pedalar em grupo é uma atividade que tem crescido bastante nas cidades. Seja no trânsito, em trilhas, nas estradas e em cicloviagens, número de amigos que se juntam para pedalar é cada vez maior. Pensando nisso, resolvi fazer esse post com 5 dicas para pedalar em grupo.
Se preferir, confira esse conteúdo em vídeo:
Veja também:
Pedalar em grupo ou sozinho? Vantagens e desvantagens de cada pedal.
5 dicas para pedalar sozinho
Nesse post estou falando de dicas específicas que envolvem a pedalada em grupo. Dicas sobre andar bem equipado, usar refletores à noite etc são informações gerais que valem para qualquer tipo de pedalada. Então, fique ligado nas dicas abaixo e chame os(as) amigos(as) pra pedalar!
5 Dicas para pedalar em grupo
1 – Respeite o ritmo do grupo
Essa é a dica número 1: pedalar em grupo é totalmente diferente de pedalar sozinho. Imagine que você é convidado por um amigo para um pedal, e durante a pedalada você encontra com ele só em dois momentos: na largada e no final.
Você escolheu pedalar com outras pessoas, e dificilmente todos terão o mesmo ritmo. É muito chato sair pra pedalar em grupo e ver uma turma deixando um ou mais amigos para trás.
Se você gosta de treinar e manter um ritmo mais forte, procure pessoas com ritmo parecido com o seu pra pedalar. Entenda que o passeio em grupo é diferente, e a diversão está em pedalar juntos.
2 – Pedale com segurança
Evite freadas bruscas sem necessidade e “manobras radicais” muito próximas aos colegas do grupo. Se estiver pedalando na cidade, respeite as leis de trânsito e lembre-se que um acidente não só é indesejado como poderá também machucar outras pessoas que estão com você.
3 – Sinalize as suas ações
Essa dica é uma consequência da dica número 2. Pedalar em grupo é mais seguro do que pedalar sozinho, mas sinalizar as suas ações é fundamental. Se for um grupo grande, quem está atrás muitas vezes não vê buracos e nem sabe das mudanças de direção de quem está na frente.
Você deve sinalizar sempre com o braço apontando buracos, avisando sobre carros ou sobre mudanças de direção, evitando assim acidentes que podem envolver uma ou muitas pessoas do grupo.
4 – A hora das paradas
Mais um momento de decisão coletiva. Alguns grupos combinam antes os momentos para paradas. Em cicloviagens isso pode acontecer mais vezes, a depender do percurso. A duração das paradas também deve ser decidida em consenso, levando em conta o tempo de descanso e o condicionamento físico do grupo.
5 – Atenção aos imprevistos
A pedalada em grupo deve ser solidária. Imprevistos podem acontecer tanto sozinho quando em grupo. A vantagem de estar acompanhado é ter mais pessoas para ajudar.
Paciência no caso de uma parada inesperada e ajuda na hora de resolver aquele problema técnico da bike ou colar uma câmara de ar que furou. No final do pedal, são os imprevistos que deixam as histórias e “causos” mais divertidos.
Então é isso. Se você tem mais alguma dica que eu não coloquei aqui, compartilhe com a gente comentando nesse post. Se achou o conteúdo interessante, compartilhe com os amigos nas redes sociais!