Imagine um passeio de bike com mais de 150 ciclistas de várias cidades diferentes. Crianças, famílias e amigos reunidos em dois dias de pedal pelas mais belas estradas de Minas Gerais.
Pois esse é o Bike Cana, um evento de cicloturismo e mountain bike que acontece desde 1997! A edição desse ano (a 16ª!) aconteceu no último final de semana, e eu tive o prazer de pedalar (e registrar) a convite do amigo Ricardo, um dos organizadores da prova.
Por que Bike Cana?
O nome surgiu pois a região de Presidente Bernardes (também conhecida como Calambau, antigo nome do município) é famosa pela produção de cachaça em pequenos alambiques espalhados pela sua zona rural. A cidade realiza anualmente a Festa da Cana e Festival da Cachaça. Os criadores do evento decidiram então juntar a paixão pelas bicicletas e homenagear a região onde moravam e pedalavam, unindo a Bike e a Cana e dando nome ao evento.
Nesse ano foram 120 quilômetros em belíssimas estradas de terra em dois dias. No sábado, saímos da cidade de Presidente Bernardes e pedalamos 65km até Viçosa. No dia seguinte, retornamos a cidade de Presidente Bernardes por um caminho um pouco mais curto (e igualmente belo) de 55 quilômetros. Tudo isso com uma belíssima estrutura: carros de apoio para levar as bagagens, um carro pipa com água geladinha o tempo todo (!), várias paradas pra lanche, animadas com boa música. Uma verdadeira festa.
Eu pedalei com uma bike emprestada (na foto abaixo): quadro 18, grupo Deore LX, muito boa!
Pra vocês terem ideia de como foi, resolvi fazer o relato do Bike Cana 2013 em 3 posts, todos com muitas fotos e vídeos. É só clicar nos links abaixo e conferir. Quem sabe não se empolgam para o próximo ano hein?
Eu espero estar lá de novo!
Bike Cana 2013 – 1º Dia – Presidente Bernardes – Viçosa
Bike Cana 2013 – 2º Dia – Viçosa – Presidente Bernardes