Cicloturismo: Bike Cana 2013 – 1º Dia – Presidente Bernardes – Viçosa

2
418

Cicloturismo: Bike Cana 2013 – 1º Dia – Presidente Bernardes – Viçosa

O primeiro dia do passeio começou com muita empolgação. Na praça da cidade de Presidente Bernardes, o carro de som e o locutor do evento animavam os ciclistas que se concentravam. Todo mundo ajeitando suas bikes, fazendo os últimos preparativos para sair. Teve até o sorteio de uma bicicleta para alguns garotos da região que pedalavam com bikes emprestadas. Muito legal mesmo.

 

Bike Cana 2013
Largada do Bike Cana 2013, em Presidente Bernardes (MG)
... com direito a sorteio de bike!
… com direito a sorteio de bike!

As 10:30 partimos todos. Estava com a adrenalina lá em cima. Uma bike muito boa (que estava pedalando pela 1ª vez), e 65km de estradas de terra e caminhos desconhecidos pela frente.

Começamos todos juntos, e com o passar do tempo os ciclistas foram naturalmente “se espalhando” pelo caminho, e as pessoas de ritmo parecido se formando pequenos grupos. Todo o percurso do passeio era muito bem sinalizado, com placas do evento ou então com setas amarelas pintadas nos postes de cerca, árvores, etc.

Logo no começo do passeio uma estrada bem bonita cercada de eucaliptos e uma ponte de arame pra atravessar. Tanto tempo de asfalto e tinha me esquecido de como o mountain bike proporciona esse espírito de aventura tão gostoso.

A ponte balançava muito!
A ponte balançava muito!
.
.

Nas paradas para os lanches nos agrupávamos de novo, e lá estava o carro de som, boa música, o locutor animando a galera. Lanchei rápido na primeira parada, o corpo ainda estava esquentando e queria mais pedal. O percurso estava mais ou menos equilibrado entre as subidas e descidas. Algumas subidas mais duras, mas logo depois, descidas muito boas pra soltar a bike. Apesar de muito tempo sem pedalar uma mountain bike, até que mantive uma técnica razoável.

Em São Manuel...
Em São Manuel…
... uma parada para lanchar e descansar.
… uma parada para lanchar e descansar.

Tinha esquecido (mas meu corpo logo me lembrou) de um detalhe importante: pedalar em estradas de terra, trilhas, com mountain bikes com pneus largos e com cravos cansa muito! Com relação ao esforço, 30 km pedalando na terra pra mim deve ser a mesma coisa que pedalar 80 km no asfalto!

Na cidade de Paula Cândido foi a hora de um rango mais reforçado: uma macarronada no capricho pra recarregar as energias para o percurso final. Chegamos em Viçosa pouco antes de anoitecer, pela Universidade Federal. Nos agrupamos todos e saímos já a noite fazendo muita festa até a antiga estação ferroviária da cidade.

Turma em Paula Cândido (MG)...
Turma em Paula Cândido (MG)…
E a chegada na Universidade Federal de Viçosa
E a chegada na Universidade Federal de Viçosa

Estava cansado, mas muito satisfeito. Um banho caprichado, uma pizza, e uma boa noite de sono. Estava pronto para o dia seguinte!

No início do post está o vídeo do primeiro dia do Bike Cana 2013. Amanhã publico o relato do segundo dia. Fiquem ligados!

Clique aqui e saiba mais sobre o Bike Cana

Veja como foi o 2º dia do Bike Cana 2013

Quer mais dicas de roteiros para cicloturismo? Clique aqui e veja nossa lista completa de relatos de viagens.

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA