Atualizado em 03/10/2015
A Onda Verde para bicicletas é uma iniciativa da cidade de Odense, intitulada a cidade ciclística da Dinamarca.
O sistema de Onda Verde (do inglês “green wave”) não é novidade. É muito utilizado no planejamento do tráfego de automóveis, especialmente em grande avenidas (aqui em Belo Horizonte temos nos principais corredores de automóveis).
O que achei mais legal dessa iniciativa foi utilizar esse sistema para a ciclomobilidade. A Onda Verde para bicicletas de Odense funciona da seguinte forma: foram instalados pequenos totens com sinalizadores de LED do lado direito da ciclofaixa. Quando as luzes dos sinalizadores estão verdes, basta o ciclista manter a velocidade de 15km/h para encontrar todos os semáforos abertos para a sua passagem. Se o ciclista for muito rápido (ou muito devagar) os totens se apagam, indicando que encontrará o sinal à frente fechado. Confira no vídeo abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=mEOakvjuIEs
Outras cidades possuem um sistema que privilegiam o tráfego em bicicletas, mas muitos sem a iluminação ou algo que avise o ciclista, deixando para ele o controle da velocidade.
Algumas considerações sobre o sistema de Onda Verde para bicicletas:
1 – O sistema é muito bom, pois dispensa o ciclocomputador para o controle da velocidade. Basta se guiar pelas luzes dos pequenos totens.
2 – 15km parece pouco. Mas é uma velocidade muito boa a maioria das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, especialmente para quem está começando a pedalar no trânsito, idosos etc. Ainda mais em um fluxo contínuo, sem precisar parar nos sinais vermelhos.
3 – Um luxo? Algo desnecessário? Não em uma cidade intitulada “Denmarks Nacional Cycle City” (A ciclo-cidade nacional da Dinamarca), ou em qualquer outra cidade que privilegie a mobilidade por bicicletas, pedestrianismo e transporte público em detrimento do automóvel.
Mas para receber esse título, as ações de Odense para a ciclomobilidade não se resumem à sua Onda Verde para bicicletas. No link abaixo você pode ver o projeto de Odense para as bicicletas, com as outras iniciativas da cidade (em inglês).
Projeto Odense – The National Cycle City
Quem sabe um dia, em alguns trechos de nossas cidades, essa onda também chega.