Onda Verde para bicicletas: um exemplo de ciclomobilidade

0
310
Onda verde para bicicletas

Atualizado em 03/10/2015

A Onda Verde para bicicletas é uma iniciativa da cidade de Odense, intitulada a cidade ciclística da Dinamarca.

O sistema de Onda Verde (do inglês “green wave”) não é novidade. É muito utilizado no planejamento do tráfego de automóveis, especialmente em grande avenidas (aqui em Belo Horizonte temos nos principais corredores de automóveis).

O que achei mais legal dessa iniciativa foi utilizar esse sistema para a ciclomobilidade. A Onda Verde para bicicletas de Odense funciona da seguinte forma: foram instalados pequenos totens com sinalizadores de LED do lado direito da ciclofaixa. Quando as luzes dos sinalizadores estão verdes, basta o ciclista manter a velocidade de 15km/h para encontrar todos os semáforos abertos para a sua passagem. Se o ciclista for muito rápido (ou muito devagar) os totens se apagam, indicando que encontrará o sinal à frente fechado. Confira no vídeo abaixo

 Outras cidades possuem um sistema que privilegiam o tráfego em bicicletas, mas muitos sem a iluminação ou algo que avise o ciclista, deixando para ele o controle da velocidade.

Algumas considerações sobre o sistema de Onda Verde para bicicletas:

1 – O sistema é muito bom, pois dispensa o ciclocomputador para o controle da velocidade. Basta se guiar pelas luzes dos pequenos totens.

2 – 15km parece pouco. Mas é uma velocidade muito boa a maioria das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, especialmente para quem está começando a pedalar no trânsito, idosos etc. Ainda mais em um fluxo contínuo, sem precisar parar nos sinais vermelhos.

3 – Um luxo? Algo desnecessário? Não em uma cidade intitulada “Denmarks Nacional Cycle City” (A ciclo-cidade nacional da Dinamarca), ou em qualquer outra cidade que privilegie a mobilidade por bicicletas, pedestrianismo e transporte público em detrimento do automóvel.

Mas para receber esse título, as ações de Odense para a ciclomobilidade não se resumem à sua Onda Verde para bicicletas. No link abaixo você pode ver o projeto de Odense para as bicicletas, com as outras iniciativas da cidade (em inglês).

Projeto Odense – The National Cycle City

Quem sabe um dia, em alguns trechos de nossas cidades, essa onda também chega.

Veja todos os posts do blog sobre Bike no Trânsito

DEIXE UMA RESPOSTA