Essa é a terceira parte do nosso roteiro de cicloturismo – subida da Serra da Piedade, em Caeté (MG)
Pedalando nas nuvens
Pedalamos mais 6 km de estrada de asfalto até a entrada na cidade de Caeté. Uma breve parada na pracinha da igreja para o lanche, e outra num mercadinho pra renovar o estoque de alimentos e bebidas e seguimos em frente. Agora era o momento mais crítico. De um ponto na saída da cidade até o alto da Serra eram mais ou menos 20km só de subidas, sendo os últimos 5 a 6 km os mais íngremes e doloridos.
Estava cansado, mas meu amigo Barba estava bem mais. Fui dando aquele “apoio moral”, a subida da estrada era o momento final. O calor diminuíra, e a medida em que íamos subindo aparecia a neblina, já não tão densa, pois o sol era forte e já passava do meio-dia.
Durante a subida, ajulejos ilustrando a Via Sacra e a bela vista. Mesmo pedalando, a velocidade não passava dos 6km/h. Após mais ou menos 1 hora de subida forte, a recompensa. Na chegada, a satisfação e a sensação de dever cumprido. Me lembrei da minha 1ª vez, tentando imaginar a satisfação de meu amigo. Acabávamos de conquistar a Serra da Piedade!
Alguns dados técnicos sobre o pedal
Subida da Serra da Piedade
Total pedalado: +-67 km
Dificuldade: alta (mesmo sem o trecho de trilha, muitas subidas)
BH – saída de Sabará: 24 km
Caminho do Sabarabuçu (trilha): 15 km
Fim da trilha – entrada de Caeté: 6 km
Entrada de Caeté – Alto da Serra da Piedade: 22 km
Tempo Total: +- 5 horas e de pedal
Velocidade média: 13,4km
Perae! E a volta??
A volta foi toda pelo asfalto, e mesmo cansados, levamos em torno de 3 horas, curtindo bem as muitas descidas (que na ida eram subidas…) A pedalada totalizou 130 km em 8 horas (de pedal).
Veja aqui a 1ª parte da cicloviagem Subida da Serra da Piedade
Veja aqui a 2ª parte da cicloviagem Subida da Serra da Piedade