Já com a bike nas mãos saí pedalando pelo centro da cidade. Minha primeira ideia era ver Ilhéus de cima, então fui em direção ao Mirante da Piedade e ao Mirante das Vitórias. Uma subida íngreme porém curta, e já estava lá em cima. O trânsito estava tranquilo e o movimento pequeno, de pessoas do bairro. Fiquei um bom tempo nos dois mirantes, que tinham uma bela vista da cidade: a Catedral de São Sebastião, o porto, a ponte que leva ao bairro do Pontal e às praias do sul. Vale a pena!
Meu passeio pelo centro histórico continuou no final do dia, após um pedal pelas praias (que vou mostrar no post de quarta-feira). Foi a vez de passear por alguns pontos turísticos exaltados pela literatura de Jorge Amado: os bares Vesúvio e Bataclan (que aparecem na obra “Gabriela”), a catedral de São Sebastião, entre outros.
Uma dica importante: o melhor dia para se pedalar no centro histórico de Ilhéus é o domingo. O centro histórico da cidade tem ruas estreitas, algumas delas fechadas para carros (como a rua Jorge Amado), mas as lojas e o comércio movimentado nos dias da semana exigem maior atenção na pedalada. Como pedalei em uma segunda-feira, tive que prestar um pouco mais de atenção ao trânsito, além de descer da bike e empurrar em um trecho da rua Jorge Amado.
Não se esqueça de ver também o vídeo do nosso “bike tour” pelo centro de Ilhéus, no início do post.
Veja também outros posts sobre esse bike tour:
Cicloturismo em Ilhéus (BA) – conseguindo uma bicicleta na cidade
Cicloturismo em Ilhéus (BA) – pedalando pelas prais do litoral sul
Gostei muito do conteúdo do seu blog. Parabéns pelo trabalho. Queria aproveitar e perguntar: há aluguel de bikes em Ilhéus? Estou indo com uns amigos para esta cidade e Itacaré e gostaríamos de fazer esse passeio de magrela também. Se tiver a informação, fico muito grato. Abraços
Bom dia André Schetino. Estou fazendo um trabalho acerca de Ilhéus, sem fins lucrativos. Preciso registrar o Mirante da Piedade. No teu site, tem uma Imagem/Foto, de 20.08.2012. Para humanizar o contexto, gostaria de saber se você me autoriza, incluir uma foto, onde aparece um cidadão, não sei quem é a pessoa, com uma bicicleta, próxima a placa do Mirante da Piedade.Nnasci em Ilhéus-Bahia. Atualmente estou residindo em Valença-Bahia.
Grato. Dacilton Matos dos Santos.
Olá Dacilton, obrigado por seu comentário. A pessoa na foro sou eu mesmo. Pode utilizar a imagem. Um abraço