Nunca fui muito jeitoso com essas coisas de ferramentas e mecânica, mas resolvi postar aqui dois RTA’s (“recursos técnicos alternativos”, também conhecidos carinhosamente como “gambiarras”) muito simples, além de ecologicamente corretos. Faremos hoje um suporte para buzina elétrica e um protetor de quadro. A base dos dois RTA’s será câmara de ar usada, além de algumas abraçadeiras (quelas tiras de plástico usadas para prender acessórios etc).
1 – Faça você mesmo: Suporte para buzina
Eu gosto bem dessas buzinas elétricas. Não tem o barulho exagerado das buzinas a ar e nem o som fraquinho das campanhias (aquele clássico “trim-trim” das bicicletas). Prefiro prendê-la na parte da frente do quadro, pois o som sai mais vivo em meio ao trânsito da cidade (meu cumpadre Barba fez também uma ótima adaptação de buzina, colocando debaixo do selim). Resolvi então fazer um suporte e prender a buzina. Primeiro eu envolvo a parte dianteira do quadro esticando e enrolando uma tira de câmara de ar bem apertada, prendendo a extremidade com a abraçadeira. Se preferir pode usar uma em cada extremidade da proteção. Muito cuidado para a câmara de ar não encostar nos cabos de freio e marcha que passam pelo quadro.
Depois, apoio a buzina na proteção e faço o mesmo processo, envolvendo agora a buzina na parte protegida, utilizando uma tira mais fina e maior de câmara de ar. O acabamento é tosco: simplesmente passo a ponta da câmara de ar sob uma das camadas inferiores que foram esticadas. Dessa forma posso tirar com mais facilidade sempre que levo a bike para a revisão. Uma outra forma de prender a ponta da câmara pode ser com cola e remendo de pneu, mas caso precise tirar a buzina só cortando com tesoura.
2 – Faça você mesmo: Protetor de quadro
Os protetores de quadro são uma ótima pedida, pois evitam que a corrente e outras pancadas arranhem e danifiquem a parte inferior do quadro. Nas lojas são geralmente de pano e velcro e custam em torno de R$ 20,00. O modelo abaixo segue a mesma linha do primeiro. Corte algumas tiras de câmara de ar usada e envolva firmemente o quadro. Prenda as extremidades com abraçadeiras.
Não se esqueça de cortar as sobras da abraçadeira com uma tesoura. Pronto! Um protetor barato, de ótima qualidade (a borracha protege muito bem), e com material que provavelmente iria pro lixo.
Espero que tenham gostado! Sugestões são bem vindas!
Show!!!
Exatamante do jeito que você fez o protetor de quadro, eu quero fazer um protetor para o Top Tube da minha bike, já que eu sempre largo ela pra lá e pra cá =)
Valeu
Abração
André
Olá amigo, só recomendo que o protetor inferior do quadro se estenda até bem junto da solda da frente, pois é bem nessa região que a corrente cai e com a pedalada antes que percebamos estraga o quadro.
Valeu pela dica Zeca! Vou estender a proteção.
Abraço
André
Não estou me desfazendo do método proposto aqui no site, até porque a ideia dele é reaproveitar materiais descartados para fazer esta proteção.
Mas se quiserem um acabamento mais bonito eu recomendo usar uma mangueira transparente e flexível, pode ser à de 3/4” mesmo!
Mas se o quadro for grosso ou tiver muita irregularidade, é melhor usar a de 1” polegada para que vocês possam fazer pequenos ajustes!
É um pouco difícil de achar estas mangueiras do modelo “Flexível” para vender!
E o mais provável é que vocês só às encontre, nestas casas especializadas em borracha!
Mas também dá para fazer com as mangueiras que têm menos flexibilidade mesmo, porém o acabamento não fica tão bonito quanto ao do modelo Flexível!
Para colocá-la no quadro, vocês precisam abrir a mangueira ao meio, fazendo um corte que vá de uma extremidade a outra em linha reta e depois usem a sua criatividade para moldá-la e prendê-la ao quadro;
Se preciso, faça pequenos cortes em forma de V, na parte da mangueira que vai ficar para dentro do quadro, para puder ajustá-la as curvas do quadro.
Por fim vocês podem usar estas braçadeiras plásticas na “cor opaca” para fazer a fixação ao quadro.
Obs. ainda estou para fazer isso em minha bike atual usando a mangueira Flexível!
Mas vejam esta proteção que eu fiz a “Seis” anos atrás na bike do meu primo!
Ela foi feita com mangueira comum de 3/4 e por isso não ficou com o acabamento muito bonito!
http://www.youtube.com/watch?v=NtAj6j2_ZnM
Valeu pela dica Luiz! Eu sempre fui uma negação nos trabalhos manuais, então esse protetor de quadro pra mim já foi o máximo. hehehe
Mas esse seu é muito bom!
Um grande abraço e apareça sempre aqui pelo blog!