Faça você mesmo: suporte para buzina e protetor de quadro para bicicleta

6
3

Nunca fui muito jeitoso com essas coisas de ferramentas e mecânica, mas resolvi postar aqui dois RTA’s (“recursos técnicos alternativos”, também conhecidos carinhosamente como “gambiarras”) muito simples, além de ecologicamente corretos. Faremos hoje um suporte para buzina elétrica e um protetor de quadro. A base dos dois RTA’s será câmara de ar usada, além de algumas abraçadeiras (quelas tiras de plástico usadas para prender acessórios etc).

Imagem008
Câmaras de ar inutilizadas? Não com esses RTA’s

1 – Faça você mesmo: Suporte para buzina

Eu gosto bem dessas buzinas elétricas. Não tem o barulho exagerado das buzinas a ar e nem o som fraquinho das campanhias (aquele clássico “trim-trim” das bicicletas). Prefiro prendê-la na parte da frente do quadro, pois o som sai mais vivo em meio ao trânsito da cidade (meu cumpadre Barba fez também uma ótima adaptação de buzina, colocando debaixo do selim). Resolvi então fazer um suporte e prender a buzina. Primeiro eu envolvo  a parte dianteira do quadro esticando e enrolando uma tira de câmara de ar bem apertada, prendendo a extremidade com a abraçadeira. Se preferir pode usar uma em cada extremidade da proteção. Muito cuidado para a câmara de ar não encostar nos cabos de freio e marcha que passam pelo quadro.

Imagem016
Proteção onde será apoiada a buzina
Imagem014
.

Depois, apoio a buzina na proteção e faço o mesmo processo, envolvendo agora a buzina na parte protegida, utilizando uma tira mais fina e maior de câmara de ar. O acabamento é tosco: simplesmente passo a ponta da câmara de ar sob uma das camadas inferiores que foram esticadas. Dessa forma posso tirar com mais facilidade sempre que levo a bike para a revisão. Uma outra forma de prender a ponta da câmara pode ser com cola e remendo de pneu, mas caso precise tirar a buzina só cortando com tesoura.

Imagem007 (2)
Estique bem a câmara de ar enquanto envolve a buzina
Imagem006 (2)
Resultado final: buzina firme e facilmente removível, se necessário

2 – Faça você mesmo: Protetor de quadro

Os protetores de quadro são uma ótima pedida, pois evitam que a corrente e outras pancadas arranhem e danifiquem a parte inferior do quadro. Nas lojas são geralmente de pano e velcro e custam em torno de R$ 20,00. O modelo abaixo segue a mesma linha do primeiro. Corte algumas tiras de câmara de ar usada e envolva firmemente o quadro. Prenda as extremidades com abraçadeiras.

Imagem006
Antes: quadro desprotegido
DSC00232
Protegendo a bike: uma tira de câmara de ar e 3 abraçadeiras

Não se esqueça de cortar as sobras da abraçadeira com uma tesoura. Pronto! Um protetor barato, de ótima qualidade (a borracha protege muito bem), e com material que provavelmente iria pro lixo.

DSC00236
.

Espero que tenham gostado! Sugestões são bem vindas!

Veja outros posts da seção “faça você mesmo”

6 COMENTÁRIOS

  1. Show!!!

    Exatamante do jeito que você fez o protetor de quadro, eu quero fazer um protetor para o Top Tube da minha bike, já que eu sempre largo ela pra lá e pra cá =)

    Valeu
    Abração
    André

  2. Olá amigo, só recomendo que o protetor inferior do quadro se estenda até bem junto da solda da frente, pois é bem nessa região que a corrente cai e com a pedalada antes que percebamos estraga o quadro.

  3. Não estou me desfazendo do método proposto aqui no site, até porque a ideia dele é reaproveitar materiais descartados para fazer esta proteção.
    Mas se quiserem um acabamento mais bonito eu recomendo usar uma mangueira transparente e flexível, pode ser à de 3/4” mesmo!
    Mas se o quadro for grosso ou tiver muita irregularidade, é melhor usar a de 1” polegada para que vocês possam fazer pequenos ajustes!
    É um pouco difícil de achar estas mangueiras do modelo “Flexível” para vender!
    E o mais provável é que vocês só às encontre, nestas casas especializadas em borracha!
    Mas também dá para fazer com as mangueiras que têm menos flexibilidade mesmo, porém o acabamento não fica tão bonito quanto ao do modelo Flexível!
    Para colocá-la no quadro, vocês precisam abrir a mangueira ao meio, fazendo um corte que vá de uma extremidade a outra em linha reta e depois usem a sua criatividade para moldá-la e prendê-la ao quadro;
    Se preciso, faça pequenos cortes em forma de V, na parte da mangueira que vai ficar para dentro do quadro, para puder ajustá-la as curvas do quadro.
    Por fim vocês podem usar estas braçadeiras plásticas na “cor opaca” para fazer a fixação ao quadro.
    Obs. ainda estou para fazer isso em minha bike atual usando a mangueira Flexível!
    Mas vejam esta proteção que eu fiz a “Seis” anos atrás na bike do meu primo!
    Ela foi feita com mangueira comum de 3/4 e por isso não ficou com o acabamento muito bonito!
    http://www.youtube.com/watch?v=NtAj6j2_ZnM

  4. Valeu pela dica Luiz! Eu sempre fui uma negação nos trabalhos manuais, então esse protetor de quadro pra mim já foi o máximo. hehehe
    Mas esse seu é muito bom!
    Um grande abraço e apareça sempre aqui pelo blog!

DEIXE UMA RESPOSTA