AUDAX – ciclismo de longa distância

0
404

Se você gosta de longas pedaladas, provavelmente já ouviu falar no AUDAX.

O Audax são provas de ciclismo (chamadas brevets) onde o ciclista deve percorrer uma longa distância dentro de um tempo máximo. Durante a prova, o ciclista deve ser auto suficiente, ou seja, não pode contar com ajuda para o percurso.

ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-audax

Essas provas surgiram na França, mas se espalharam pelo mundo e ganham cada vez mais adeptos aqui no Brasil. O brevet Paris-Brest-Paris (ou PBP), com 1200 km, é a prova de ciclismo mais antiga ainda realizada. Sua primeira edição foi em 1891! Até hoje as provas do Audax são controladas e homologadas pelo Audax Club Parisien/Les Randonneurs Mondiaux.

Muitos organizadores de brevets organizam também desafios, de 100, 160km de distância. Porém, as distâncias oficiais dos brevets são de 200km, 300km, 400km, 600km (feitas em território nacional) e 1200km (Paris-Brest-Paris).

Eu vou pedalar nesse fim de semana a minha primeira prova de Audax! Vou tentar o brevet 200 km em Rio das Ostras (RJ). Na segunda-feira tô de volta e conto aqui como foi. Andei treinando e tô muito empolgado pra brevetar!

Quer saber mais? É só clicar nos linkas abaixo:

Inconfidentes Pedalantes Clube Randonneur

Regulamento dos Brevets Randonneurs Mundiais (BRM) de 200 km à 1000 km

Calendário Nacional de Brevets Audax 2013

Audax Randonneurs São Paulo

Audax Rio

Audax Brasil

Randoneurs Brasil

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA