Bicicletas Rastafari

3
18

Por Barba

Salve, salve, galera…

Quem me conhece sabe o quanto gosto de reggae. Vai mais além,  não só gosto da música de Jah, mas da filosofia rastafari.

O preconceito enorme que existe com relação aos rastas impedem muitas pessoas de perceber o quão rico é esse modo de ser, viver e celebrar.

Sem querer me alongar gostaria de deixar claro, ser rasta não é fumar maconha. Na Babilônia, sociedade capitalista moderna,  este é um hábito vulgarizado por muitos e perdeu seu aspecto celebrativo e não é mais consenso entre os rastafaris. Esse costume tem sua origem nas remotas sociedades tradicionais (indígenas) que utilizavam ervas diversas, seja atráves de efusões, chás, ou mesmo fumando, como forma de curas ou em ritos celebrativos, mas nos dias de hoje é um “modismo” perverso, que tem enormes implicações negativas…

Ser rasta não é ter dreadloks (tranças, para ficar mais claro: cabelo do Bob Marley), o cabelo não faz de uma pessoa um rastafari. Conheço muitos cabelos embolados que sequer sabem o significado de Jah. Entretanto, conheço muitos outros que seguem os princípios de Jah sem tem o cabelo grande. Como diria uma letra de música: ” de que valem os dreads se as palavras são em vão, o que te faz um rasta é a alma e o coração”(banda Ponto de Equilíbrio)

Bom… muitos deve estar se perguntando: o que isso tudo tem a ver com um blog de bicicletas?

Pedalar não é só um esporte, pode ser muito mais… pode e é um ato de respeito com o mundo, com o outro e com você mesmo.  Quando estamos em cima de uma bike precisamos do respeito do outro, dos carros, dos pedestres e precisamos respeita-los. Precisamos respeitar nossos limites. Exercitamos a tolerância.

Sendo assim, estamos totalmente integrados com o unvierso físico e social – este entendido sem seu sentido mais amplo, pessoas, espaços fisicos, contextos sociais, etc..

São princípios de qualquer filosofia de convivencia pacífica e harmônica seja qual for o nome que se dê a ela. É, portanto,  um dos princípios da filosofia rastafari.

Juntando os dois temos as Bicicletas Rastafari… pedalando com Jah.

2445905
Tradicional, estilosa…. Linda!!!
514767323_46a2d3a7a2
Estilo esporte radical…
rasta_seed_bike
.

Para completar…  Não poderíamos deixar o grande Rei do Reggae sem ser homenageado…    Mr. Bob Marley :

prw149
Rasta Man…

Isso aí galera..  abraço a todos,

Imagem 011
Que a paz de Jah ilumine a todos, Barba.               (foto antiga)

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bacana o post sobre os rastas! Adorei as bikes! Quero uma pra mim! rs..

    Acredito que o preconceito é fruto da ignorância! Só é possível desmistificar algo, qdo lemos e entendemos a respeito dele.

    Como já dizia o poeta: “(…) olhe para frente e não se esqueça, liberdade dentro da cabeça e a cabeça fora do que há de mal pra vc (…)!”
    Vamos abrir a cabeça galera!
    Positive vibration!

DEIXE UMA RESPOSTA