Cicloturismo em Ilhéus – Pedalando pelas praias do litoral sul

0
436
...com uma extensa faixa de areia e um belo visual!

Mais um post sobre nosso bike tour em Ilhéus (BA). Era hora de pedalar à beira mar! Como só tinha um dia para pedalar, escolhi após conversar com algumas pessoas seguir rumo ao litoral sul (sentido Ilhéus – Olivença). O caminho é muito bonito, plano e bem sinalizado.

Logo após a passagem da ponte, chegando ao bairro do Pontal, já estamos beirando as praias de Maramata, da Concha e Me Ache (que nome interessante!). São praias bonitas porém mais urbanas, não muito usadas para banho. Nas praias de Maramata e da Concha ficam muitos barcos de pesca.

Noa bairro do Pontal, em Ilhéus
Barco na praia de Maramata
Praia Me Ache.

Depois de um breve trecho por dentro do bairro, chegamos ao aeroporto da cidade, e  a partir daí já estamos na estrada que vai pra Olivença. A estrada segue pela beira mar, não tem erro. À medida que vamos nos afastando da cidade as praias vão ficando mais bonitas. Passei pelas praias de Milionários e Cururupe, todas elas estavam vazias (era uma “segunda-feira braba”) e tinham estrutura de barracas (vale com certeza uma parada para almoço ou uma cervejinha)

A praia dos Milionários tem uma faixa extensa de areia, tinha o mar um pouco agitado no dia, e a cor da água de um verde ligeiramente escuro. Já a temperatura das águas das praias do Nordeste (um pouco mais quentes que o restante do litoral brasileiro) dispensam comentários! Parei em uma barraca à beira mar pra descansar um pouco, beber algo e tomar um banho. Apesar de estarmos no inverno, estava um calor de matar!

Sol forte na praia dos Milionários…
…com uma extensa faixa de areia e um belo visual!

Segui meu pedal pela praia, e as placas da estrada já mostravam que me afastava de Ilhéus no sentido Olivença. Logo após uma leve subida e descida, chegava a entrada da bela Praia do Cururupe; Era daquelas praias em que o rio (Cururupe) fica bem próximo ao mar. A praia estava ligeiramente mais movimentada que a dos Milionários, com pessoas no rio, no mar e até um praticante de kite surf.

Saindo da cidade: subida leve (e depois descida) até a entrada da Praia do Cururupe
Rio e mar (ao fundo) bem próximos na bela praia do Cururupe
Fim do pedal na Praia de Cururupe

Infelizmente tinha que terminar minha jornada de ida pelas praias mas fechava com chave de ouro! Foram +- 15km da ida, e ainda teria o mesmo percurso de volta para o centro histórico para terminar o passeio. Fica sempre aquele vontade de ter um pouco mais de tempo para conhecer outros lugares, mas tudo bem! No início do posts tem um vídeo que editei com algumas imagens do passeio pelas praias.

Veja também outros posts sobre esse bike tour:

Cicloturismo em Ilhéus (BA) – conseguindo uma bicicleta na cidade

Cicloturismo em Ilhéus (BA) – pedalando pelo centro histórico

DEIXE UMA RESPOSTA