Cicloturismo – Estrada Real

5
666
Eu e Nizier em Queluzito (MG)

Esse será o nosso “post de partida” sobre nossa cicloviagem pela Estrada Real. Aqui vocês encontrarão informações gerais sobre o percurso percorrido, além de um vídeo “teaser” que mostra um pouquinho da nossa aventura.

Eu e Nizier em Queluzito (MG)

A viagem foi feita por mim e por meu cumpadre Nizier. Saímos de Ouro Preto no dia 10 de julho e chegamos a Paraty no dia 16. Foram 6 dias de viagem, 5 deles pedalando e um dia de deslocamento de ônibus (com um pouquinho de pedal também). Os trechos pedalados foram o início do Caminho Velho (+-180 km de Ouro Preto até São joão Del Rei) e o final do Trecho (105 km da cidade de Aparecida até Paraty), totalizando +- 285 km de muitas pedaladas e aventuras.

Que caminho escolher?

Fizemos o percurso todo baseado no Guia de Cicloturismo da Estrada Real, do Antônio Olinto e da Rafaela Asprino. Comprei o guia no Encontro Nacional de Cicloturismo de 2011, e tava esperando o momento de colocar ele na bike pra viajar. Deixamos nosso planejamento aberto para poder escolher alternativas para pedalar, mas sempre que seguimos o guia (95% do percurso) ele foi simplesmente fantástico. A qualidade e precisão das informações, e o cuidado com que foi feito impressionam. Durante a viagem o guia nos salvou por diversas vezes, especialmente com as dúvidas sobre o caminho e informações sobre as cidades pelas quais estávamos passando, como telefones úteis, pousadas etc.

A viagem foi maravilhosa, terminando com apenas 1 pneu furado, nenhum tombo e muitas fotos e histórias pra contar. Os relatos começam a ser publicados nessa semana e ao longo das próximas, sempre as quartas e sextas. Vocês podem acompanhar pelos links abaixo

Acompanhe os relatos da viagem nos links abaixo

1º dia – De Ouro Preto a Conselheiro Lafaiete

2º dia – de Conselheiro Lafaiete (MG) a Bandeirinhas (MG)

3º dia – de Bandeirinhas (MG) a São João Del Rei (MG)

4º dia (ônibus) – de São João Del Rei (MG) a  Caxambu (MG) e de Caxambu a Aparecida (SP)

5º dia – de Aparecida (SP) a Cunha (SP)

6º dia – de Cunha (SP) a Paraty (RJ)

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Parabéns pela viagem. Uma pergunta, vcs fizeram o trecho de ônibus por questão de tempo ou acham que esse trecho é ruim para pedalar? pretendo percorrer a estrada em novembro e tenho me baseado no roteiro planilhado do institutop estrada real, de ouro preto a paraty.
    Abraço

  2. Olá Daniel
    Olha o trecho que percorremos de ônibus foi por falta de tempo. Doeu no coração pular um pedaço da ER, mas em outro momento de férias vou voltar pra percorrer o trecho que ficou faltando! Sobre a escolha do trecho para pular, ela aconteceu ao longo da viagem. Depois de 3 dias pedalando precisávamos de um dia sem pedal, e daí o adianto do ônibus. Não conheço os mapas do instituto Estrada Real. Eu fiz o caminho com o Guia de Cicloturismo do Antônio Olinto e da Rafaela Asprino, que é bem detalhado: tem o tipo do percurso (terra, asfalto, calçamento etc), altimetria etc.
    Depois nos conte sobre a sua viagem ok? Um grande abraço e boas pedaladas!

  3. Olá Daniel
    Olha o trecho que percorremos de ônibus foi por falta de tempo. Doeu no coração pular um pedaço da ER, mas em outro momento de férias vou voltar pra percorrer o trecho que ficou faltando! Sobre a escolha do trecho para pular, ela aconteceu ao longo da viagem. Depois de 3 dias pedalando precisávamos de um dia sem pedal, e daí o adianto do ônibus. Não conheço os mapas do instituto Estrada Real. Eu fiz o caminho com o Guia de Cicloturismo do Antônio Olinto e da Rafaela Asprino, que é bem detalhado: tem o tipo do percurso (terra, asfalto, calçamento etc), altimetria etc. Vi que o trecho que pulamos tinha muitas subidas e descidas (bem tradicional da ER), mas também um longo trecho na parte paulista da ER com terreno bem “plano” (pouca variação de altimetria.
    Depois nos conte sobre a sua viagem ok? Um grande abraço e boas pedaladas!

  4. Conto sim, já encomendei o guia do Olinto, que está na segunda edição agora. Será minha primeira grande viagem de bike. Vou chegar em BH de avião e pretendo ir pra Ouro Preto no mesmo dia. Os ônibus aceitam as biciletas sem problema?
    Abrço

  5. Show de bola ! Gostaria de saber se haverá uma próxima ? Eu topo embarcar.

DEIXE UMA RESPOSTA