Cicloturismo na Estrada Real (relato – parte 1)

2
487
Caminho entre Ouro Preto e Ouro Branco: pontes antigas e cachoeiras

Cicloturismo na Estrada Real

.

1º Dia de Viagem – de Ouro Preto a Conselheiro Lafaiete

A noite que antecede uma cicloviagem é sempre de muita adrenalina pra mim. E como o trabalho estava pegando tive que arrumar muita coisa em cima da hora, e fui deitar perto de 1h da manhã. As 5:00hs já estava de pé e meia hora depois já esquentava com as primeiras pedaladas rumo à rodoviária. Embarcamos as bicicletas no ônibus das 6:00hs de Belo Horizonte para Ouro Preto. Apesar de alguma reclamação por parte do agente de embarque, só precisamos retirar as rodas da frente, e colocar as bikes com alforges e tudo no bagageiro do ônibus.

.

Trecho Ouro Preto – Ouro Branco

Ao chegarmos a Ouro Preto, montamos as bikes com calma, ajustamos os alforjes, e pedalamos até a Praça Tiradentes. Ali seria nosso ponto de partida oficial para nossa pedalada!

Começamos a pedalar por volta das 09:00 da manhã. Era tempo de acostumar com a bike carregada. À medida em que deixávamos a cidade de Ouro Preto, o corpo esquentava e a empolgação também. E realmente precisamos de empolgação, pois logo no primeiro trecho da viagem encaramos muitas serras rumo a Ouro Branco. A primeira, logo no início da viagem, já serviu pra fritar as pernas e testar nosso ânimo: foram +- 8 km de subida íngreme!

Caminho entre Ouro Preto e Ouro Branco: pontes antigas e cachoeiras
Bueiro Serra do Itatiaia

.

A compensação vinha na beleza do caminho, com muitas montanhas, pontes, cachoeiras, e é claro, nas descidas. Era preciso segurar as bicicletas no freio, e mesmo com cuidado chegávamos com facilidade aos 60km/h. O vídeo do início do post mostra uma descida linda, com as bikes chegando a 65km/h e passando pela Ponte da Caveira.

Depois de um percurso duro, com paradas para descanso, fotos e lanches, chegamos à cidade de Ouro Branco por volta das 13:30hs. Lá fizemos uma parada na praça pra um lanche mais caprichado em uma lanchonete, e uma reorientação de objetivos (a primeira, de muitas de nossa viagem): nosso objetivo do dia seria chegar a Conselheiro Lafaiete, próxima cidade do roteiro.

Nosso caminho recomeçou com um ânimo diferente, pedalando 9km por uma estradinha de terra muito gostosa  na saída de Ouro Branco. Depois, o asfalto chegou de novo, inclusive com o trânsito um pouco mais pesado, pois Conselheiro Lafaiete é uma cidade grande.

Um pouco de terra entre Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete

.

Chegamos ao centro da cidade por volta das 17:15hs. Pretendíamos pedalar 100km no primeiro dia, e terminávamos o dia bastante cansados, com 56km rodados. Ficamos em uma pousadinha bem honesta (R$ 35,00 por pessoa) próximo à linha do trem. Depois de um jantar caprichado, havíamos vencido o primeiro dia.

Alguns dados técnicos do 1º dia

Trecho Ouro Preto – Ouro Branco

Distância: 32,6km

.

Trecho Ouro Branco – Conselheiro Lafaiete

Distância percorrida: 23,8km

Distância total: 56, 4km

Velocidade média: 10km/h

Velocidade máxima: 65km/h

Saiba mais sobre nossa viagemde Cicloturismo pela Estrada Real (post do projeto)

2º dia de viagem

3º dia de viagem

4º dia de viagem

5º dia de viagem

6º dia de viagem

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela viagem! Uma pergunta vocês fizeram esse trecho de ônibus por questões de tempo ou por ser ruim para o pedal? Pretendo percorrer a estrada em novembro e estou me baseando pelo roteiro do instituto estrada real mas moro no sul e não tenho nenhuma idéia de como é a região.
    Abraço

  2. Olá Daniel
    Olha o trecho que percorremos de ônibus foi por falta de tempo. Doeu no coração pular um pedaço da ER, mas em outro momento de férias vou voltar pra percorrer o trecho que ficou faltando! Sobre a escolha do trecho para pular, ela aconteceu ao longo da viagem. Depois de 3 dias pedalando precisávamos de um dia sem pedal, e daí o adianto do ônibus. Não conheço os mapas do instituto Estrada Real. Eu fiz o caminho com o Guia de Cicloturismo do Antônio Olinto e da Rafaela Asprino, que é bem detalhado: tem o tipo do percurso (terra, asfalto, calçamento etc), altimetria etc.
    Depois nos conte sobre a sua viagem ok? Um grande abraço e boas pedaladas!

DEIXE UMA RESPOSTA