Cicloturismo na Puglia – Itália – Dia 1: chegada a Bari e a reunião dos cicloturistas

4
349
... com muitas bikes para alugar

Esse post faz parte da série Cicloturismo na Puglia – Itália. Foram 8 dias de pedaladas pela região da Puglia, a convite da Italy Bike Tour. Para conhecer o roteiro completo da viagem clique aqui.

Dia 1 – chegada a Bari e a reunião dos cicloturistas

O dia começou cedo, com uma bela viagem de trem de Roma para Bari. Muito rápido e confortável, além de belas paisagens do interior do país. Ao chegar em Bari já estavam me esperando Giulio e Felippo, que seriam nossos companheiros de viagem. Teríamos ainda 3 horas até a chegada do Walter e do João, que vinham da cidade de Riccione.

Para minha surpresa, Giulio e Felippo já estavam com as nossas bikes por lá, e me propuseram umas voltas para conhecer a cidade. Estava de calça jeans, mas é claro que aceitei o convite. Bari é a capital da região da Puglia, uma cidade grande, com cerca de 350 mil habitantes. Ao começar a pedalar pelo centro antigo da cidade, fui me dando conta do sonho que estava realizando naquele momento e da viagem que nos aguardava. Nunca havia viajado pela Europa, e tudo era novidade para os olhos.

Depois de passar por praças e ruas estreitas do centro antigo de Bari fomos ao porto da cidade, onde Giulio nos conseguiu os capacetes. Seguimos juntos para almoçar e para o primeiro dos muitos sorvetes da viagem. Os dias estavam ensolarados e quentes, e além do mais, acredito que toda viagem seja também uma viagem gastronômica! 🙂

O porto de Bari. Foto: André Schetino
O porto de Bari. Foto: André Schetino
Bicicletas para alugar no porto de Bari. Foto: André Schetino.
Bicicletas para alugar no porto de Bari. Foto: André Schetino.

Voltamos então  à estação de trem para receber nossos colegas. Finalmente a equipe estava completa!

Seguimos com as bikes de van para o Victor Country Hotel, bem próximo à cidade de Alberobello, de onde iniciaríamos no dia seguinte a cicloviagem. Mas o nível de empolgação estava alto, e pedalamos no fim da tarde para uma visita à cidade.

Alberobello é conhecida por sua arquitetura peculiar, de casas de pedra chamadas trullos. Fizemos uma degustação de vinho em um empório bem legal e passeamos na cidade para algumas fotos.

Fim de tarde em Alberobello. No detalhe, os telhados dos trullos
Fim de tarde em Alberobello. No detalhe, os telhados dos trullos. Foto: André Schetino.
Alberobello
Alberobello. Foto: André Schetino.

Mas já era noite, e retornamos para o hotel. No dia seguinte, começaria a nossa jornada de cicloturismo na Puglia… seguiríamos de Alberobello até a cidade de Ostuni.

Dicas de Hospedagem

Se você vai pedalar pelas cidades deste roteiro, pode consultar hostels e hotéis nos links abaixo:

Esse post faz parte da série Cicloturismo na Puglia – Itália. Foram 8 dias de pedaladas pela região da Puglia, a convite da Italy Bike Tour.

Para conhecer o planejamento e o roteiro completo da viagem clique aqui.

Veja também os relatos dos outros dias. É só clicar nos links abaixo

2º Dia – de Alberobello a Ostuni

3º Dia – de Ostuni a Brindisi

4º Dia – de Brindisi a Lecce

5º Dia – de Lecce a Otranto

6º Dia – de Otranto a Santa Maria de Leuca

7º Dia – de Santa Maria de Leuca a Galipoli

8º Dia – Pedal por Galipoli e retorno a Lecce

Quer mais roteiros de cicloturismo na Itália?

Aqui no blog temos um ebook gratuito de cicloturismo na Itália (clique para baixar). São 4 roteiros nas regiões da Toscana, Emília Romana, Dolomitas e Puglia. Todos com muitas fotos e detalhes técnicos de distância e altimetria em cada dia.

Se você preferir, pode receber um roteiro personalizado de cicloturismo, trainning camp ou Granfondo na Itália. Basta pedir o seu clicando no link!

Espero que possa te ajudar a planejar o seu pedal pela Itália.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA