Comparativo: rodas aro 26 x aro 29

15
19
.

A maioria dos modelos de bicicletas do mercado tem a medida do tamanho das rodas em polegadas. Os modelos de mountain bikes para adultos, por exemplo, são em sua grande maioria aro 26 (ou seja, o diâmetro da roda mede 26 polegadas). Ultimamente, chegaram ao mercado as bicicletas aro 29 (ou 29ers), que são indicadas para pessoas grandes (acima de 1,80m de altura). A ideia é simples: quanto maior o diâmetro da roda da bicicleta, maior o conforto para vencer obstáculos como buracos, degraus e imperfeições do terreno.

Os vídeos abaixo mostram isso. Primeiro, um comparativo das rodas aro 26 x aro 29.

O blog Bikelogia tem um ótimo post sobre as bikes aro 29.

E por último, uma bela demonstração de uma bike com rodas aro 36 (!!) subindo uma escada com uma facilidade impressionante.

É claro que quando aumentamos o diâmetro das rodas ganhamos em conforto, mas diminuímos em agilidade. É só lembrar das bikes de BMX (que tem aro de 20 polegadas). Sentem mais os obstáculos, mas mudam de direção com mais agilidade.

Clique aqui para ver mais dicas para pedalar.

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois é Clecio. Pra mim elas não são tão interessantes, pois sou baixinho. Mas acho que vale a pena, se puder, fazer um teste com uma dessas. Acho que nenhuma loja de bike teria problema em deixar o interessado na bike dar uma voltinha não é mesmo?
    Um grande abraço

    André

  2. No meu caso, uso uma montain bike, mas rodo mais no asfalto. Tenho uma aro 26, quado 19 Gt Avalanche 1.0 com pneus slick. Pra andar em circuitos nao muito acidentados, mais pedaladas de aventura e passeio, esse aro é indicado? Há aumento de velocidade final nesse caso?

  3. Ei José Renato, obrigado por seu comentário.
    Muitas pessoas optam por fazer essa configuração: ter uma mountain bike com pneus slick pra rodar na cidade, e quando vão pra trilha pesada colocam pneus com cravos. Esse aro é indicado sim. Lembre-se que durante muito tempo mesmo as pessoas mais altas pedalaram com aro 26 mesmo. Claro, que, como explica o post, um aro maior privilegia o conforto e a transposição de obstáculos, quando comparados com aros menores. Os pneus slick que você utiliza com certeza fazem aumentar a velocidade da bicicleta quando comparados com os peneus largos e com cravos, pois diminuem a superfície de contato com o solo. Agora se você for pra trilha, cabe testar como sua bike vai se comportar. Em estradões de terra batida acho que ainda vão bem. Agora, pra terrenos úmidos e mais acidentados, eu sugiro experimentar os pneus com cravos, para maior aderência.
    Um abraço e boas pedaladas!

  4. Bem, indo direto ao ponto: sofri um acidente em 31.12.2013, em suma, o meu aro dianteiro continha 24 raios e tudo leva a crer que ele fletiu ao passar sob uma lombada. Moral da história: abriu um rasgo lateral, expulsou o gel e me projetou no chão. Quebrei o cotovelo esquerdo, fratura exposta, estou passando um bocado. Digo isso para que não se migre de uma 26 para uma 29 simplesmente e se leve conceitos como diminuição de peso com redução de raios, câmera etc. Ah, tem mais, há que se atentar para o peso do ciclista ( no meu caso. 117 kg).Espero ter ajudado!

  5. Sou baixinho(1,65) e tenho uma 29 com quadro 15, ainda sou amador mas estou me adaptando bem a bike.
    Mas será q uma 26 seria melhor pra mim???

  6. Prezado André,

    Preciso comprar uma bicicleta para um sobrinho de 2,00m de altura. Você poderia indicar algumas opções?
    Grato, Pedro

  7. Olá Pedro, obrigado por sua mensagem.
    Primeiro, tudo vai depender do seu orçamento. Uma bike aro 29 seria uma boa pra ele. Se optar por uma 29 ou mesmo por uma 26, ou 27,5 confira antes o tamanho do quadro. O importante é que ela tenha o tamanho certo pra ele, que é grandão. Aqui nesse link você encontra uma tabela sobre o tamanho da bike relacionado ao tamanho do ciclista, e tem umas dicas para escolha de uma bicicleta que podem te ajudar: http://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/guia-como-escolher-sua-primeira-bicicleta/

    Na linha das opções podem ter as nacionais, como a Caloi, Soul, VZAN, e até a nova linha de Mountain Bike da Mormaii, que vi outro dia e achei legal. Nas importadas tem as Specialized e TREK, sempre interessantes. Tudo vai depender do orçamento, como lhe disse é complexo. Muitos bikeshops montam bikes a partir de quadros, juntando bons componentes, e o preço pode sair mais em conta, ou com uma relação custo x beneficio melhor do que as bikes prontas de fábrica. É muito importante checar a qualidade dos componentes da bike, e não só a marca. Acho que o post acima vai te ajudar a encaminhar uma boa pesquisa.

    Um grande abraço e boas pedaladas!

  8. Tenho 1,75 metros de altura, uma bike aro 29 seria ideal para mim?e qual o tamanho do quadro

  9. Olá Aldino, obrigado por seu comentário.
    A marca SRAM é boa sim, com produtos de qualidade e bem reconhecida pelos ciclistas. Um abraço e boas pedaladas!

  10. Pessoal eu tenho uma grande duvida sobre as de aro 29. Estou praticando speed em uma aro 26 mas queria evoluir para uma 29 e queria saber se tem como adaptar essa roda no quadro da 26…?

  11. Olá Matheus, obrigado por seu comentário.
    Fiquei um pouco confuso, mas vamos lá. Geralmente as bicicletas estradeiras (“speed”) tem rodas tamanho 700mm, padrão de medida desses modelos. As mountain bikes tem rodas tamanho 26, 27,5 ou 29 (são as medidas mais comuns) e a unidade de medida é a polegada.
    Estou entendendo que você tem uma mountain bike com rodas aro 26 e quer colocar rodas aro 29.
    Pra esse caso não é aconselhável. (pode até ser possível, mas teria que ser uma adaptação muito grande e desfuncional). Geralmente pela medida do garfo dianteiro (comprimento e largura), suspensão e posicionamento de componentes as bikes aro 26 não aceitam rodas aro 29. Isso porque os pneus não encaixam no garfo e nos encaixe de freios. Mesmo se a bike tiver freios a disco não é aconselhável.
    Sugiro que venda sua bike 26 e invista em uma 29.
    Um grande abraço e boas pedaladas!

DEIXE UMA RESPOSTA