Por Eldenice Rocha e Evandro Torezan
Desafio das Pontes – Da Cachoeira do Itiquira à Chapada dos Veadeiros-Go. – 250 km no estilo Pedaguas de Ser!
Realizei essa cicloviagem em companhia grupo de Mountain Bike de Águas Claras – “Pedaguas”, em Abril de 2014.
Resumo:
Conhecido como “Caminho das Pontes”, o ponto zero fica na direção de Formosa. Para evitar o trecho urbano, partimos do trevo do Itiquira, a 130 km de Brasília. Depois, seguimos pelo Vale do Paranã. O trajeto por estrada de chão até Alto Paraíso é de aproximadamente 250 km, e foram percorridos em dois dias, sendo que os últimos 30 km apresentam muitas subidas. Pernoitamos no pequeno Povoado do Forte. Sem estrutura para hospedagem, muitos de nos ficamos acampados em barracas no quintal de uma moradora, no entanto, tratados como reis, comida de primeira e roupas de cama limpas. Em Alto Paraíso ficamos hospedados na Fazenda Volta da Serra – Pouso e Camping, próximo ao Povoado de São Jorge. Lugar de beleza ímpar, com direito a trilhas a pé, banhos de cachoeira, fogueira e roda de poesia, sob o luar da chapada. Os anfitriões nos deixaram muito à vontade.
Nível de dificuldade:
Muito difícil. É um caminho mais longo, com altimetria variada, principalmente na subida dos últimos 30 km, na Serra das Laranjeiras. As belas paisagens apreciadas ao longo do percurso estão entre os pontos altos dessa jornada ciclística, além do contraste entre a solidão de pedalar por horas na estrada com o acolhimento das pessoas que se conhece ao longo do caminho.
Veja o relato completo em nosso blog: https://pedaguas.wordpress.com/2014/04/28/desafio-das-pontes-do-itiquira-a-chapada-dos-veadeiros-250-km-no-estilo-pedaguas-de-ser/
Veja mais fotos na galeria
Dicas de Hospedagem nesse Roteiro
Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.