Dicas para pedalar: trocando a corrente da bicicleta

2
649
.

Saiba quando e como trocar a corrente da bicicleta.

Joelma está de corrente nova, após 2100 kms rodados. É a primeira vez que compro uma bike nova, e acompanho cada troca de peça. É também a primeira vez que implemento o sistema de rodízio de corrente. Pra quem pedala muito, vale a dica. Dependendo do uso da bicicleta, uma corrente pode durar entre 1000 (uso extremo: lama, câmbio cruzado etc) e 2000 km (uso em asfalto). Ao mesmo tempo, o cassete (ou catraca) dura em média 5000 km e a coroa 15000 km. Vi esses dados em livros sobre cicloturismo, além de alguns emails trocados em listas de discussão entre ciclistas. Os mesmo podem variar dependendo do uso e da frequência de manutenção da bicicleta. Se você faz muitas trilhas e pedala na lama, minério etc., obviamente a vida útil da corrente vai diminuir. Da mesma forma, se você roda basicamente em asfalto e mantém a corrente limpa, ela vai durar por muitos quilômetros. Eu tenho levado minha magrela pra uma revisão geral a cada 2000km. Mas, de tempos em tempos – e especialmente depois de trilhas – dou um banho e uma lubrificada na corrente, cassete, coroa, câmbios etc.

Quando tinha minha outra bike, além de tê-la comprado usada e não ter o devido controle, fui usando sem me preocupar com a troca da corrente. Quando tive que trocar, o jogo completo (coroa e catraca) não se adaptou à nova corrente, pois ja tinha “se acomodado”, se desgastado junto com a corrente antiga. Resultado: tive que trocar todo o conjunto, tomando um pequeno prejuízo.

Dei uma pedalada leve hoje da oficina até em casa (4km) e a nova corrente parece estar se adaptando bem. Amanhã a prova de fogo em uma pedalada mais longa, experimentando as combinações de câmbio. Na próxima troca devo trocar além da corrente o cassete (também nos meus planos de investimento em Joelma), pois não sei se ele vai aguentar 2 trocas de corrente.

Eu prefiro deixar a bicicleta em uma oficina para fazer o serviço, mas no caso de uma emergência, ou se você gosta de cuidar da manutenção da sua bicicleta, o vídeo abaixo feito pelo site OndePedalar ensina como trocar a corrente da bicicleta.

 

Clique aqui e veja todas as dicas para pedalar feitas pelo blog

2 COMENTÁRIOS

  1. voces sabem me responder? eu to comprando um pedivela catraca corrente, minha bike era de 21 v, essa catraca que eu to comprando é de 27 v , voces sabem se vou ter que trocar de cambio?
    meu e-mail pra contato por favor me ajudem
    georgenr1971@hotmail.com

  2. George, boa tarde.
    Sim, quando vc faz mudança de grupo, terá que trocar os cambios.
    Se vc quiser, dou dicas de como importar peças de bike, pagando a metade do preço.

    Att.

    Cleber

DEIXE UMA RESPOSTA