Especial Bicicletas – Bicicleta Dobrável

11
2052

.

Nosso Especial Bicicletas chega ao 13º post trazendo a bicicleta dobrável (conhecidas em inglês como folding bikes).

.

As bicicletas dobráveis estão “na moda” atualmente, mas já existem há muitos anos. Muitos dos leitores do blog podem se lembrar das Monaretas dobráveis. Eu mesmo já tive uma na minha infância, foi a minha primeira bicicleta!

Bicicleta dobrável Dahon Eco

.

Depois de algum tempo vivendo em segundo plano, a bicicleta dobrável voltou com tudo e é uma das grandes apostas do mercado das bicicletas. Os modelos atualmente mais comuns são os aro 20, mas encontramos bicicletas dobráveis em diversos tamanhos, como aro 16, 24 e 26. Confira nas fotos abaixo.

.

Bicicleta dobrável Caloi Urbe aro 20 – o tamanho mais popular entre as dobráveis. Foto: arquivo do blog
Bicicleta dobrável Montague aro 26
Bicicleta dobrável Blitz Fit aro 24
Bicicleta dobrável Dahon Curve aro 16

.

Além dos tamanhos, a bicicleta dobrável possui variações semelhantes às bicicletas “tradicionais” (não dobráveis): o número de marchas pode variar, sendo que os modelos mais comuns variam da marcha única até 7 velocidades (mas também encontramos modelos com até 27 marchas); os pneus geralmente são para asfalto (sem cravos e com poucas ranhuras), pois são bicicletas geralmente indicadas para as cidades. Mas podemos encontrar dobráveis com pneus com cravos, para terrenos mais acidentados.

.

Mas a principal indicação da bicicleta dobrável é mesmo o commute, ou seja, os deslocamentos na cidade entre a casa e o trabalho. Mas vemos também as dobráveis sendo utilizadas em passeios pela cidade, e, em menor medida, até em alguns percursos de cicloturismo.

.

As principais características da bicicleta dobrável são a sua versatilidade e o pouco espaço que ela ocupa, permitindo que seja guardada em apartamentos com pouco espaço, no escritório etc. Além disso, os modelos de dobráveis menores são geralmente mais leves que as bicicletas convencionais.

.

Atualmente o mercado está recheado de marcas de bicicletas dobráveis, como Caloi, Soul, Blitz, Sense, Dahon e Brompton, entre as mais conhecidas.

.

Para saber mais você pode conferir outros posts sobre bicicleta dobrável aqui do blog.

.

No Especial Bicicletas dedicamos um post com informações básicas para cada modelo de bicicleta. Ideal pra quem quer começar a conhecer um pouco mais sobre cada tipo de bike. Divulgue para os amigos que estão começando!

.

Clique aqui para conhecer o Especial Bicicletas.

Veja todos as bikes do Especial Bicicletas.

11 COMENTÁRIOS

  1. André, o blog está ótimo, o vídeo também! Uma das melhores diversões que tive com meus filhos em BH foi passar de bike no chafariz da Praça da Estação. Gostei de conhecer a Caloi Urbe. Parabéns pelo sucesso do blog!

  2. Olá Joaozinho Menininho, gosto muito de bicicleta dobrável, e estou curioso de saber que bicicleta dobrável é esta de 1984. Por favor se puder me mande o nome dela, para que eu possa adicionar no meu conhecimento de bicicleta dobrável.
    Obrigado

  3. eu usava caloi berlinetinha aro 16 na infância igual todos os meninos da década de 70 e 80… mas tem muitas outras da época: monareta, graziella, aurora, bianchi…

  4. O que me diz da bike dobrável Ventura? Não conheço essa marca e não achei nada sobre ela.

  5. Ei Ana Paula, obrigado por seu comentário.
    Olha, eu não conheço essa bike. Fiz uma pesquisa rápida aqui no Google e não consegui informações também. Tem uma foto pra colocar aqui?

    Um abraço e boas pedaladas

  6. Boa noite sou novo aqui, não entendo muito de bike, estou querendo trabalhar de bike, de casa o trabalho são 8 quilômetros, sera que da para ir com uma dobrável?

  7. Olá Maurício, obrigado por seu comentário. 8 km é uma distância que pode ser percorrida com dobrável de forma muito tranquila, mesmo se tiver algumas subidas subidas.
    Um abraço e boas pedaladas

  8. Olá Naelcia, obrigado por seu comentário.
    20km podem sim ser percorridos de dobrável. Vai depender do seu condicionamento e adaptação à bicicleta. Claro que as dobráveis são mais indicadas para trajetos curtos. Mas já tem gente fazendo cicloturismo e percorrendo altas quilometragens com as dobráveis também!
    Só vale lembrar que como as rodas das dobráveis são menores, o conforto e o desenvolvimento do pedal serão inferiores quando comparados às bicicletas tradicionais, de rodas tamanho 26 pra cima.
    Um grande abraço e boas pedaladas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here