Granfondo Vitória – Vila de Regência (ES)

1
419
De Vitória a Vila de Regência
De Vitória a Vila de Regência. Foto: Acervo pessoal Thiago Soares

Por Thiago da Silva Soares

Cicloturismo sempre foi a minha paixão quando estou andando em uma bicicleta e dessa vez aliei essa paixão com um desafio do aplicativo Strava, o Gran Fondo do mês de Setembro. A idéia era cumprir os 120km até a bucólica Vila de Regência, no município de Linhares.

Inicialmente havia planejado conhecer a Vila de Regência com um grupo de ciclistas de Vitória, o Bike Vitória, mas devido as mudanças de data do passeio do grupo para uma outra data, resolvi realizar assim mesmo o desafio no dia 12 de Setembro. Eu também já havia convidado o meu amigo Bruno, ciclista de speed, a conhecer Regência e ele acabou concordando em conhecer a Vila e realizar o Desafio Strava no mesmo dia que eu!

E assim a nossa pedalada começou em direção a ES-010, estrada estadual que vai bordeando o mar rumo a região Norte do Espírito Santo. O visual já começa fantástico com o mar em Manguinhos, atravessando a ciclovia em Jacaraípe em direção à Nova Almeida, passando por Praia Grande, em Fundão e atravessando um portal rumo à cidade de Aracruz.

Em Aracruz, pedalando por diversos distritos, conhecia o percurso até Vila do Riacho. De lá até Regência a ES-010 se tornaria desconhecida para mim e se transformaria em 36km de puro estradão entre o mar e a restinga, passando por plantações de eucalipto e pela Reserva Biológica de Comboios.

O maior desafio dos 36 km de estradão não foram simples para se pedalar: em quase 80% desse percurso haviam deformidades na estrada de chão do tipo “costelinha” que faziam a bicicleta trepidar, reduzindo a nossa velocidade. Em quase todo o estradão a velocidade de bicicleta não passava dos 14km/h e o selim e a mochila chicoteavam o corpo diversas vezes. Os 36km foram bastante cansativos, já que havíamos pedalado mais de 80km, mas a paisagem era impressionante, já que atravessávamos a mata de restinga.

De Vitória a Vila de Regência
De Vitória a Vila de Regência. Foto: Acervo pessoal Thiago Soares

Chegando próximo a Reserva Biológica de Comboios encontro um amigo ciclista, integrante do Bike Vitória, o Ricardo Coelho, que decidira fazer um pedal sozinho, no estilo bate/volta, de Vitória à Regência. Eu não conseguiria fazer essa proeza porque já estava imaginando a minha volta passando pelas “costelinhas de terra”.

A Vila de Regência

E assim eu e Bruno chegamos a Vila de Regência, a 120 km ao norte de Vitória. Um local preservado, com um povo simples, descendentes de índios, caboclos e pescadores, com a foz do Rio Doce ao seu lado e uma vila com uma forte representação de banda de Congo, da Festa do Herói Nacional Caboclo Bernardo, de praias preservadas e berço de tartarugas marinhas, além de práticas de surf próximo no encontro do rio com o mar.

Cheguei exausto, mas satisfeito com as belíssimas paisagens. O momento da chegada era de aproveitar o tempo para descansar! Nos hospedamos na Pousada Aranã e fomos recebidos com bastante atenção pela Dulce, proprietária do local Depois de nos acomodarmos no quarto reservado, eu e Bruno realizamos um passeio pela praia e pela foz do Rio Doce.

No dia seguinte, saímos de Regência por volta de 10h, rumo a Vitória! Seriam mais 120km de volta! Show demais!

Dicas de Hospedagem nesse Roteiro

Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.

Envie você também a sua história

ATÉ ONDE VOCÊ FOI é o maior banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. Para conhecer o projeto e enviar a sua história basta clicar aqui

Faça Cicloturismo com segurança

Tão bom quanto viajar de bike é retornar em segurança para planejar os próximos roteiros! Somos comprometidos com a segurança no cicloturismo e disponibilizamos 2 artigos especiais pra você conferir antes de colocar a bike na estrada:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorProjeto Pedalando pelo Nordeste
Próximo artigo4 bike shops em Paris
Até Onde VOCÊ Foi? é um projeto do blog que divulga histórias inspiradoras das pessoas e suas bicicletas. As primeiras pedaladas, sua última viagem de bike e muito mais. O texto é de autoria do leitor indicado no início do post, e as informações e opiniões contidas são de responsabilidade do mesmo. Que tal compartilhar sua história com milhares de leitores? Basta enviá-la para contato@ateondedeuprairdebicicleta.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA