Lumen: a bicicleta com quadro refletivo

0
369
.

.

O aumento do número de bicicletas na cidade tem despertado cada vez mais as discussões sobre segurança e as iniciativas para melhorar a vida do ciclista. Além das leis de trânsito, ciclovias e ciclofaixas, a segurança do ciclista ao pedalar à noite é sempre uma preocupação. E foi pensando nisso que a empresa note-americana Mission Bicycle Company lançou a Lumen, uma bicicleta com quadro refletivo. A ideia foi apresentada no site de financiamento coletivo Kickstarter, e ultrapassou em muito a quantia necessária para a produção das primeiras bicicletas. Apenas no lançamento já foram encomendados 21 quadros e 29 bicicletas, entre os modelos marcha única (singlespeed), 8 marchas (câmbio interno) e 8 marchas edição especial.

.

O sistema funciona assim: a bicicleta, que tem a cor cinza, fica bastante discreta durante o dia. A noite, o mecanismo refletivo que é formado por milhares de micro esferas transparentes entra em ação. Quando iluminada por um farol de carro, por exemplo, a bicicleta reflete a luz a até 300 metros de distância, passando a brilhar durante a noite. O sistema é implantado no quadro, no garfo e também nas rodas da bicicleta.

.
.

.

Eu achei a ideia muito boa. A bicicleta com quadro refletivo é bem discreta durante o dia e “aparecida” – como deve ser – durante a noite. Como o projeto já foi financiado, agora a bicicleta com quadro refletivo já está à venda no site da Mission Bicycle Company. O conjunto quadro/garfo é vendido a 499 dólares. Na seção de bicicletas, você pode customizar cada item da sua, desde os modelos mais simples, até o tipo de corrente, selim e demais acessórios. A cada escolha você acompanha o preço da sua bicicleta.

.

O blog já mostrou a algum tempo uma outra bicicleta com quadro refletivo, produzida pela PUMA: a Puma Stealth Visibility Bike.

.

Gosta de bicicletas de marca? Clique aqui e veja nossa lista completa.
Veja também nossa lista de bicicletas diferentes

DEIXE UMA RESPOSTA