O fim do roubo de bicicletas? – Designer cria GPS invisível integrado ao quadro da bike

0
346
.

Encontrei hoje na internet mais uma dessas boas novidades tecnológicas. Essa em especial pode ajudar a acabar (ou reduzir bastante) o roubo de bicicletas. Ter a bicicleta roubada é uma preocupação de muitos ciclistas. Os roubos tem aumentado, inclusive desencorajando algumas pessoas a andar de bike pela cidade.

.

Foi pensando nisso que o designer iraniano Mohsen Saleh está desenvolvendo o ShySpy, um GPS integrado à parte interna do quadro da bicicleta. A ideia é conhecida: o GPS registra a movimentação da bicicleta, que pode ser monitorada pelo celular através de um aplicativo. Pra quem ainda não usa smartphone, o controle pode ser feito também através de um site, ou então, uma mensagem de texto SMS pode ser enviada para o celular do dono da bicicleta.

.

Mas a grande sacada do sistema, e que torna ele diferente dos outros, é que o GPS está integrado dentro do quadro da bicicleta, invisível a possíveis ladrões. Além disso ele está desenvolvendo outras funcionalidades fantásticas, como um sistema de carregar o GPS aproveitando a energia das pedaladas. Achei muito legal! Além de permitir o uso já conhecido de registro de pedaladas através de aplicativos (Endomondo, Strava ect.), pode ajudar a encontrar bicicletas roubadas.

.
.

.

O vídeo no início do post mostra a instalação do ShySpy. Abaixo outro vídeo mais detalhado (em inglês), sobre o seu funcionamento.

.

O projeto completo está disponível no site de financiamento coletivo (crowdfunding) do Kickstarter, onde os idealizadores do projeto pretendem arrecadar 40 mil libras (quase 158 mil reais) para o desenvolvimento do projeto.

.

Claro que, apesar da invenção, valem sempre as dicas e cuidados de segurança com a bicicleta: escolher bem os trechos por onde pedalar, pedalar em grupo quando possível, encontrar locais seguros para prender a bicicleta. E é claro, uma boa tranca.  🙂

As informações para esse post vieram do Kickstarter.

Gosta de novidades? Clique aqui e veja todos os nossos posts sobre produtos e acessórios para bicicletas.

DEIXE UMA RESPOSTA