A BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte divulgou hoje nas redes sociais em primeira mão, as fotos dos ônibus do sistema BRT que será implantado na capital em breve. A grande novidade será o transporte da bicicleta no ônibus. Confira abaixo:
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As fotos me deixaram intrigado. Muito intrigado mesmo! Alguns leitores diante desta notícia podem me tomar como “reclamão” ou pessimista. Mas de forma alguma se trata disso. É claro que ter bicicletas circulando nos ônibus da cidade é uma vitória. Mas é preciso entender melhor os detalhes dessa novidade. Fiquei tentando entrar na cabeça das pessoas que desenvolveram este projeto pra entender o que eles estavam pensando.
Depois de algumas horas “queimando fosfato” abro espaço para um momento desabafo:
Qualquer pessoa que ande ou já andou de bicicleta e/ou de ônibus na cidade alguma vez na vida sabe que esse sistema causará inúmeros transtornos. É aquela velha história da notícia que tinha tudo pra ser muito boa. Funciona mais ou menos assim:
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Notícia boa: Ônibus da cidade de Belo Horizonte agora poderão transportar bicicletas!
MAS …
1 – Serão duas bicicletas, transportadas dentro do ônibus
2 – As bicicletas ocuparão o espaço de 4 assentos, sendo que 2 pessoas deverão se levantar de seus lugares para as bicicletas serem colocadas
3 – Sabemos que os ônibus andam sempre lotados, então, a bike só poderá ser usada nos ônibus de sábado à tarde até domingo de noite.
4 – Se o ônibus tiver cheio você não pode entrar com a bicicleta, pois não vai ter espaço para manobrá-la até o local apropriado.
5 – Se a bike que estiver colocada atrás for descer antes da bike instalada na frente, mais uma vez, caos no busão.
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Antes de tudo, o mais importante: os ciclistas não foram ouvidos para a implantação deste projeto que atende a eles diretamente. A BH em Ciclo enviou um ofício ao presidente da BHTrans solicitando alterações sobre o uso da Bicicleta no BRT. O ofício você pode ver nesse link.
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Se as bicicletas fossem transportadas do lado de fora do ônibus, eliminaríamos TODAS as desvantagens citadas acima, e ainda teríamos as seguintes vantagens:
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1 – Transporte de até quatro bicicletas ao invés de duas.
2 – Não se perderia nenhum lugar no ônibus.
3 – Mais agilidade nas viagens, tempo para colocar e retirar as bikes menor, sem incomodar os passageiros do ônibus.
4 – Transporte das bicicletas em qualquer horário, ao invés de restrito a horários em que os ônibus se encontram mais vazios.
A discussão está aberta. O que achou do projeto? Como funciona em sua cidade? A troca de experiências pode nos ajudar a construir soluções melhores, sempre!
Aqui em Calgary (Canadá) os ônibus que transportam bikes têm racks na frente, do lado de fora, como você mostrou em uma cidade no sul do Brasil. O problema aqui é que só duas linhas têm essa opção. E no LRT as bikes não podem entrar nos horários entre 8 e 10 am e 4:30 e 7:30 pm. Então se você quiser pedalar por aqui tem que pedalar mesmo. As vantagens, entretanto, são 1228 km de ciclovias, bem cuidadas, com remoção se neve, passando por dentro de parques e ligando todas as regiões da cidade, além dos munícipes serem super bikefriendly. Para chegar nesse ponto de hoje houve um grande caminho a se trilhar. As ciclovias começaram a ser construídas no final dos anos 60 (quem quiser ler um pouco sobre isso veja o link http://www.calgary.ca/CSPS/Parks/Pages/Pathways/Pathways-in-Calgary.aspx ). Nunca houve antes política pública para uso de bicicletas em BH, então ver as ciclovias surgirem, mesmo que tímidas, e um início de uso de bike nos ônibus me alegram imensamente. Que cresça cada dia mais, e que motoristas passem a respeitar o ciclista.
Testei hoje pela primeira vez levar minha bike no MOVE de BH. Saindo da Estação Barreiro até a Estação Pampulha. Não foi nada agradavel a experiência. Não consegui chegar até o local indicado para fixação das bikes, pois além de ter passageiros ja em pé nos corredores o motorista arrancou com o onibus, e com ele em movimento não é possivel se deslocar com a bike dentro do ônibus. Tive que ir segurando-a no espaço que existe entre as portas do lado esquerdo e direito. Provavelmente não farei essa viagem novamente. Foi um incomodo muito grande para mim e para os demais passageiros. Acredito que o rack externo é a solução mais obvia e racional que existe. E se o risco é da bike ser roubada a solução é simples, basta permitir que o ciclista fique na parte da frente do onibus, ou que o ciclista use uma corrente para prender sua bike. O tempo para colocar e tirar a bike do rack certamente é muito menor do que colocar dentro do onibus, pois não tem que subir e descer escadas com ela. Espero que a BHTrans corrija este sistema e amplie ainda mais as linhas com este serviço. Mas como o Fernando citou, a pouco tempo não tínhamos nem isso, então já é um avanço.