Opinião: devemos pedalar ouvindo música?

2
591
Clique na imagem para ir ao site de origem
Fonte: http://www.zaroio.com.br/i/o/200701230412585.jpg

Esses dois últimos dias de pedaladas pedalei ouvindo música, coisa que nunca havia feito antes, em anos de pedaladas. O assunto é relativemente polêmico, e por isso interessante.

Eu adoro música. Escuto no ônibus, nas filas que pegamos eventualmente, em casa, as vezes até andando na rua, mas pedalando a coisa é diferente. Nunca havia pedalado ouvindo música por dois motivos. O primeiro é que gosto de curtir o pedal por inteiro, e os sons fazem parte. Estar na estrada, na trilha, na natureza e ouvir o som do vento, da respiração ofegante, da bicicleta e das coisas.

O segundo motivo é que, no caso de se pedalar na cidade, a audição é um importante sentido dos muitos que devem estar aguçados durante a empreitada no trânsito.

O grande vilão da história são os fones de ouvido. Não acho muito legal ver o povo correndo e pedalando cada um com seu fone de ouvido, música no talo. Sei lá, acho estranho. Mas concordo que a música é um incentivo pra atividades que as pessoas consideram massantes. Dependendo dá música, dá uma relaxada, ou uma empolgada mesmo. E mais: desliga a pessoa de tudo, o que não é legal por exemplo se você pedala no trânsito ou em faixas compartilhadas com pedestres. Neste caso o fone de ouvido se torna um perigo, pois diminui bastante a segurança do ciclista.

Nos dois últimos dias pedalei ouvindo música sem fone de ouvido, num volume mais baixo, no celular. Fiz isso enquanto estava na ciclovia, um trecho chato de 1,8 km de um vai e vem, cheio de pedestre / cachorro /criança atravessando o caminho. Ontem foi bem legal, mas hoje já tinha enjoado.

Pra resumir, vou dar umas dicas aqui sobre pedalar ouvindo música. Quero deixar claro que é apenas minha opinião, que inclusive deve ser minoria visto o tanto de gente que pedala com fones de ouvido. Vamos lá:

Pedalar com fones de ouvido: eu não faço de jeito nenhum, acho perigoso. E só aconselharia se for em trilha, lugar sem trânsito de carros, no máximo um estradão de terra largo e com pouco movimento. Acho que os fones de ouvido desligam o ciclista do seu trajeto e do trânsito.

Pedalar com radinhos, celulares, com som ambiente (sem fones): Boa opção. Só observe a etiqueta e o bom senso, pra não colocar um som muito alto que atrapalhe ou incomode outras pessoas e te impeça de perceber outros barulhos do trânsito. No caso de estar no mato/trilha etc é tranquilo, mas particularmente acho que não combina. Sempre lembro a galera que vai pro mato acampar e leva o CD de funk proibidão pra tocar no mega som do carro no último volume. Uma agressão ao meio ambiente. Pra bike, quem sabe numa viagem mais longa e solitária, e em volume moderado.

Acho que muito raramente vou encarar um pedal ouvindo música. Mas na verdade, a música já me acompanha em tudo que é pedalada. As vezes de propósito, outras sem perceber, vou assoviando, cantando alto ou em pensamento. É um barato!

2 COMENTÁRIOS

  1. Não pedalo com fone de ouvido de jeito nenhum, principalmente pela segurança. Já pedalei algumas vezes com um mp3 andróide pequeno, aí ficou tranquilo. De fone de ouvido não gosto nem em estradão de terra, pois alguém pode querer te avisar de um perigo e vc não escutar, ou também não ouvir barulho de carro se aproximando etc.

DEIXE UMA RESPOSTA