Pedalar sozinho ou em grupo: encontros na estrada

0
377
.

Pedalar sozinho ou em grupo pra mim nunca foi muito uma questão de opção, mas sim de realidade. Em vários anos de pedal, posso dizer que pedalei sozinho 99% das vezes, pela falta de um companheiro(a) com o mesmo ânimo/empolgação. Ajudou o fato de eu gostar mesmo de pedalar, nunca deixando que a falta de companhia fosse um impedimento pra sair pedalando estrada afora. Não querendo ser injusto com meu atual companheiro Barba, e com grandes amigos em pontuais pedaladas do passado, estive me lembrando de dois encontros na estrada. Pedaladas para as quais me preparei pra ir sozinho e acabei arrumando um companheiro ao longo do caminho.

Em 2003 estava indo para a cidade de Sete Lagoas (aproximadamente 70km de Belo Horizonte), quando encontro um ciclista na estrada. Aparentando pouco mais de 40 anos, ele se apresentou como Wilson, mais conhecido como Wilson Downhill. Atleta de MTB das categorias master, Wilson me disse que pedalava 50kms diárias naquela região, e me acompanhou durante grande parte do percurso de ida.

Há quase um mês atrás um encontro diferente. Estava desanimado para pedalar, mas resolvi ir até Sabará, a fim de marcar a distância da minha casa até o centro histórico da cidade por um caminho que até então desconhecia. Após 20kms pedalados, quando fazia a curva para tomar o caminho de volta, emparelha um ciclista em uma Caloi Strada, perguntando para onde eu ia. Disse que estava desanimado, e que já estava retornando, mas ele então respondeu: “estou querendo subir a Serra da Piedade, vamos nessa?”. Nesse momento a empolgação falou mais alto, pois após algumas experiências sei que não é nada fácil acompanhar um ciclista numa speed. Uma pedalada de 40km se transformou em uma de 126km.

Esses encontros sempre me reservaram novas experiências, e felizmente todas positivas até o momento. Encontrar um ritmo que não é seu, e sim do grupo, troca de idéias, lidar com diferenças. Gosto de pensar que pedalar é estar sempre aberto a encontros. Mesmo que eles sejam consigo mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA