Trocando a corrente da bicicleta

1
10

Trocando a corrente da bicicleta

Impressionante as conspirações do universo. Seja coincidência ou seja o destino, hoje uma série de acasos me fizeram vivenciar minha primeira experiência mais elaborada como mecânico. Antes disso, apenas um remendo de pneu aqui e outro ali, além de uma ou outra regulada nos freios.

Saí pro trabalho levando meu kit macgyver – coisa que nunca faço em deslocamentos para o trabalho, pois o caminho é bem curto, apenas 4km e pouco. Na volta, animado, resolvi tomar o caminho mais longo, passando pela ciclovia. Eis que encontro um grupo de meninos com uma bicicleta no chão. Perguntei se precisavam de ajuda, e vi que a corrente da bicicleta tinha arrebentado.

.

Sem hesitar, tirei o alicate e preparei o extrator de corrente. Confesso que bateu um certo medo, pois sou um zé mané com habilidades manuais, especialmente as mecânicas. E percebi outra coisa (óbvia): de nada adianta o ciclista bem equipado, se não sabe usar suas ferramentas. A extração do elo arrebentado foi tranquila (que ferramenta boa!), já o encaixe da corrente deu um trabalhinho. Exigiu um trabalho coletivo de 3 pessoas (além de mim), entre iluminadores (estava escuro), um pra segurar a corrente e outra boa alma que estava passando e me ajudou com a logística do “empurrar o pino” com a ferramenta.

Bom, saí de lá empolgado, e com a boa ação do dia feita. Fiquei logo pensando no caso disso acontecer em uma viagem ou trilha, num local isolado. Não é uma situação que acontece com frequência (ainda bem), mas é legal estar preparado pra não ter a primeira experiência quando a coisa estiver valendo mesmo.

Por isso, segue um vídeo sobre como extrair e emendar a corrente da bike. Atenção para a utilização da ferramente (a partir de 2 min e 33s).

Gosta de vídeos de bike? Clique aqui para ver nossa lista completa!
Clique aqui para ver mais dicas para pedalar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA